FUNDADOR

Alysson Norberto da Costa, leigo consagrado celibatário, nasceu na cidade de Prata/MG. Por causa do trabalho do seu pai como técnico eletricista em hidrelétricas na Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), sua família se transferiu para São Simão (GO -divisa de Minas com Goiás), até os seus 4 anos de idade e depois mudaram-se para a cidade de Curvelo/MG.

Seus pais eram de origem muito simples, tiveram quatro filhos, sendo Alysson o mais novo. Todos foram criados na fé católica, pois seus pais sempre foram muito engajados na Igreja em movimentos como Cursilho de Cristandade e Encontro de Casais com Cristo. Sua mãe, liderança na Renovaçao Carismatica Católica, uma mulher de testemunho e fé, fundou grupos de oração, evangelizava em presídios, em bairros de periferia e tirou muitas mulheres de uma vida de prostituição por meio da evangelização e de trabalhos sociais. Uma mulher que buscava profundamente ler, pregar e viver a palavra de Deus. Juntamente com o seu esposo – homem justo e temente a Deus – foram canal de graça e de testemunho para muitos.

Alysson foi um jovem sempre muito ativo: fez parte de uma companhia teatral, sempre gostou de música, história e geopolítica. Em qualquer lugar onde estivesse, estava rodeado de amigos e sempre apreciou muito o bom humor e a arte. Com a idade de 18 anos prestou o serviço militar no exército brasileiro. Ele sempre cita com alegria esta experiência, afirmando ter sido um tempo muito importante de crescimento, amadurecimento em estratégia militar e disciplina.

No ano de 1993, através de um retiro para jovens, experimentou um encontro pessoal com Jesus, e foi tomado pela efusão do Espírito Santo. Movido por este mesmo Espírito, fundou junto com sua mãe, um grupo de oração na sua paróquia, que chegou a ter mais de 300 jovens. Realizava também nos finais de semana junto a outros jovens, encontros querigmáticos e de formação em diversas cidades.

Ali já se podia perceber seu amor e entusiasmo pelos jovens e pela evangelização que crescia e se tornava cada dia mais forte. Também já era claro o seu dom de liderança exercido na Renovação Carismática Católica e amadurecido no projeto de Evangelização 2000.

No ano de 1994 começou a sentir o desejo de uma entrega maior. Ao ouvir em uma homilia o pároco citar as palavras do Papa João Paulo II que convidava a Igreja a ir de encontro àqueles que não vinham, seu coração se sentiu impelido a dar uma resposta. Partilhou com alguns que estavam mais próximos a ele, sobre este desejo do seu interior, e após um tempo de oração e de discernimento, pôde compreender que Deus o estava chamando, e que portava um carisma de fundação, que o impelia a anunciar Jesus ao mundo.

Fundou então a Comunidade Católica Palavra Viva em agosto de 1995. Comunidade esta que tem como carisma o anúncio de Jesus ao mundo, preferencialmente a jovens e as famílias com ênfase no resgate ao sagrado e a defesa do depósito da Fé. Atualmente, além de fundador, exerce também a função de Moderador Geral da obra.

No ano de 1998 o Papa João Paulo II durante a vigília de Pentecostes na praça de São Pedro, em Roma, afirmou que a missão de todos os movimentos e novas comunidades era de formar “personalidades cristãs maduras”. Palavras estas que ressoaram no coração de Alysson, onde em abril de 2007, sente a inspiração de que a comunidade deveria ter uma escola de evangelização com este objetivo: Formar lideranças cristãs maduras. Esta escola foi inaugurada no ano de 2008, e acolhe desde então jovens de todo o Brasil e de outros países para um ano de experiência e estudo.

Alysson sempre teve zelo e preocupação com a formação dos membros. Desde o início da comunidade trabalhou para que a mesma fosse estruturada, e também buscou propiciar, através da Escola de Evangelização, uma formação humana, espiritual e intelectual, que preparasse estes mesmos jovens não somente para a evangelização, mas também para a defesa da fé e da sã doutrina. Esta escola hoje tem no seu quadro docente mais de 50 professores, em sua maioria mestres e doutores de filosofia e teologia de quase 15 países. Alysson tem visão política e formação religiosa conservadoras complementada por uma visão ecônomica liberal e a favor da livre iniciativa com enfoque máximo na meritocracia e na doutrina social da Santa Igreja; combate principalmente o marxismo cultural, a agenda globalista enquanto nova ordem mundial e o relativismo. Sempre procurando incentivar e promover a formação de novos líderes, aperfeiçoar a visão estratégica dos membros, a descentralização completa da obra através da criação de vários conselhos: cada um com suas atividades específicas. Busca ainda formar os membros para manter e defender a originalidade do carisma e os ensina a importância de viver e defender a unidade, pois a mesma constitui-se ítem principal no alicerce da obra.

Sempre foi muito presente na vida do Alysson, o amor e a devoção ao Imaculado Coração da Virgem de Fátima – experiência esta que o tem conduzido, dia a dia a um intenso amor por Jesus Eucarístico. Marca também presente na sua vida é o zelo pela Sagrada Liturgia, o amor pela Palavra de Deus e o gosto pela iconografia.

Podemos dizer que Alysson tem verdadeiramente dado “tudo pelo Tudo” (São João da Cruz) e consumido sua vida para Deus, para a Santa Igreja de Cristo, e para todos os membros da Comunidade com profunda fidelidade e amor. Ele sempre repete que tem certeza da misericórdia de Deus na escolha da sua vida por ter clareza de sua pequenez e de suas limitações, mas confia profundamente no Amor de Deus que como disse o Papa Bento XVI na ocasião da sua eleição: “Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes”.

Encontro com Papa Bento XVI - Setembro de 2009

Apresentação do Carisma Palavra Viva

Alysson Norberto (Fundador e Moderador Geral da Comunidade Palavra Viva)

 

 

1º Encontro com Papa Francisco - Maio de 2017

Apresentação do Carisma

Alysson Norberto e Sara Barcelos (Cofundadora da Comunidade Palavra Viva)

2º Encontro com Papa Francisco - Janeiro de 2018

Entrega do novo projeto de Evangelização ao final da assembleia da Província da Europa

Alysson Norberto e Aline Rodrigues (Delegada do Moderador para a Europa)

3º Encontro com Papa Francisco - Abril de 2018

Dez Anos da Escola de Evangelização Palavra Viva

Alysson Norberto e Nivia Maria (Cofundadora da Comunidade Palavra Viva)