fundador2fundador2

“Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar com instrumentos insuficientes (...)”.

Papa Bento XVI

Encontro do Alysson Noberto da Costa com o Papa Francisco

Alysson Norberto da Costa, leigo consagrado celibatário, nasceu em uma família católica na cidade de Prata/MG onde morou até os quatro anos de idade. Após, mudou-se com a sua família para a cidade de Curvelo/MG.

Alysson Noberto da Costa

Seus pais tiveram quatro filhos, sendo Alysson o filho mais novo. Todos foram criados na fé católica, pois seus pais vieram de famílias simples, e sempre foram muito engajados na Igreja. Sua mãe era uma mulher preocupada com a evangelização; fundou grupos de oração, evangelizava em presídios, conseguiu retirar muitas mulheres de uma vida de prostituição e também realizava trabalhos sociais; uma mulher que buscava profundamente, ler, e pregar e viver a palavra de Deus. Sempre contou com o auxílio de seu esposo, homem muito justo e temente a Deus.

Alysson foi um jovem sempre muito ativo, fez artes cênicas, sempre gostou de música, história e política. No ano de 1993, através de um retiro para jovens, experimentou um encontro pessoal com Jesus, e foi tomado pela efusão do Espírito Santo. Movido por este mesmo Espírito, fundou um grupo de oração para jovens em Curvelo, que chegou a ter mais de 300 jovens. Realizava também nos finais de semana junto com outros, vários encontros (kerygmas) em várias cidades.

No ano de 1994, começou a sentir um chamado de Deus mais forte. Após um tempo de oração e discernimento, pode compreender que portava um carisma, uma graça nova dada por Deus, que o impelia a anunciar Jesus ao mundo.

 

Fundou então a comunidade católica palavra Viva em 06 de agosto de 1995. Comunidade esta presente hoje com várias casas de missão, no Brasil, França, Suíça, Espanha, Portugal e Itália, e que conta ainda com uma escola de evangelização em Curvelo (MG), onde jovens do Brasil e de outros países são formados como lideranças cristãs maduras, como pediu o Papa João Paulo II, na vigília de pentecoste de 1998, a todos os movimentos e novas comunidades presentes na praça de São Pedro em Roma.

Alysson traz em seu coração uma profunda docilidade à vontade de Deus, docilidade esta, fruto do seu amor a Jesus eucarístico e a sua devoção profunda ao Imaculado Coração da Virgem de Fátima, a qual, ele consagrou toda a sua vida e vocação, bem como toda a Comunidade católica Palavra Viva.

Podemos dizer que Alysson tem doado sua vida, a Deus, à Santa Igreja de Cristo, e a todos os membros da comunidade, com profunda fidelidade e amor.
Além de fundador, exerce também a função de Moderador Geral da Comunidade Católica Palavra Viva.

 

Papa Francisco com Alysson Noberto da Costa

Encontro com o Santo Padre o Papa Francisco, durante a Audiência Geral em maio de 2017.

Encontro de Alysson Norberto da Costa com o Santo Padre o Papa Bento XVI

Encontro com o Santo Padre o Papa Bento XVI, durante a Audiência Geral em setembro de 2009.

Profissão de seus primeiros votos de Alysson Norberto da Costa em agosto de 1998

Profissão de seus primeiros votos recebidos em agosto de 1998 pelo então Arcebispo Dom Paulo Lopes de Faria.