[NOTÍCIAS DA IGREJA]

Sinodalidade, ‘o caminhar juntos’ da Igreja no Brasil

Os participantes do 4º Congresso Missionário Nacional aprovaram no final do evento, na manhã de domingo, (10/09), uma mensagem enviada às Comunidades Eclesiais do Brasil. Na mensagem, os congressistas reafirmam o compromisso com uma Igreja sinodal, de comunhão e em saída, que leva a alegria do Evangelho a todos os povos.

“Impulsionados pela Santíssima Trindade, viveremos esta nossa vocação na sinodalidade e na comunhão, comprometidos com a Igreja em saída que promove o encontro e anuncia a alegria do Evangelho a todos”, diz um dos trechos da mensagem.

Organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária da CNBB e a arquidiocese de Olinda e Recife, o Congresso teve início na quinta-feira, (07/09), em Recife (PE), e reuniu 700 pessoas de todo o Brasil.

Padre Maurício da Silva Jardim, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), afirma que um dos principais temas levantados no evento foi precisamente a vocação da sinodalidade, o ‘caminhar juntos’ que melhor representa a Igreja no Brasil. Ouça:

“A temática “A Alegria do Evangelho” estava muito presente no rosto das pessoas, no entusiasmo, na alegria do encontro. Eram 700 pessoas de todos os regionais do Brasil. A temática despertou muito interesse, vimos que o Papa Francisco esteve muito presente em todas as falas, o magistério do Papa tem influenciado bastante a Igreja no Brasil, a Igreja em saída. E isso as pessoas querem, queriam ver isso e experimentar um pouco esta Alegria do Evangelho com outros missionários e missionárias de todo o país”.

“As pessoas vieram, experimentaram no conteúdo, na forma como eles foram trabalhados nas conferências e depois nas oficinas, criou um clima de muita comunhão, de muita alegria”.

“Uma das temáticas que gostaria de destacar é a sinodalidade, um tema pouco falado. O Presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, desenvolveu este tema de uma forma muito próxima, muito fácil, para as pessoas entenderem que sinodalidade é ‘caminhar juntos’. E isto não é só uma característica da Igreja, mas é parte de sua identidade. Tudo isso teve uma repercussão positiva”.

Fonte: http://www.news.va/pt/news/sinodalidade-o-caminhar-juntos-da-igreja-no-brasil