[NOTÍCIAS DA IGREJA]

Prêmio Ratzinger irá a dois teólogos e um compositor

O Prêmio Ratzinger 2017 será entregue aos teólogos alemães Theodor Dieter e Karl-Heinz Menke – o primeiro luterano e o segundo católico – e ao grande compositor da Estônia Arvo Part – definido pelo Cardeal Gianfranco Ravasi como “o maior musicista vivo”. O nome dos premiados foi anunciado na manhã desta terça-feira durante uma coletiva de imprensa realizada no Vaticano.

“Faço observar – comentou Padre Lombardi – duas características da escolha deste ano. A nova tentativa da abertura ecumênica dos horizontes do Prêmio – temos um católico (Menke), um luterano (Dieter) e um ortodoxo (Part). Temos depois uma ampliação do âmbito das atividades dos premiados, que passa a englobar também as artes: no caso a música de profunda inspiração religiosa”.

“O apreço de Joseph Ratzinger/Bento XVI pela arte da música e inspiração altamente religiosa da arte musical de Pat – explicou o sacerdote jesuíta –  fizeram parecer justificada a atribuição do Prêmio também fora do âmbito mais estreitamente teológico”.

O Prêmio, que chega à sua sétima edição, será entregue no dia 18 de novembro, provavelmente na presença do Papa Francisco.

Na ocasião, também  foram apresentadas outras duas iniciativas da Fundação Joseph Ratzinger-Bento XVI, presidida pelo Padre Federico Lombardi: a primeira edição do novo Prêmio “Razão aberta”, esta quarta-feira, em colaboração com a Universidade Francisco de Vitoria, de Madrid, e a sétima Convenção Internacional que este ano terá por tema a Encíclica Laudato Si do Papa Francisco, e que se realizará de 29 de novembro a 1º de dezembro na Costa Rica, em colaboração com a Universidade católica local. (JE/Ansa)

Fonte: http://www.news.va/pt/news/premio-ratzinger-a-dois-teologos-e-um-compositor