Bispos

Dom João Evangelista Martins Terra

(Bispo Emérito de Brasília - DF)

Filosofia:
  • Nova Friburgo e Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma/Itália
Teologia:
  • São Leopoldo e Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma/Itália
Especialização:
  • Grego, Línguas Semitas, Arqueologia.
Doutoramento:
  • Doutorado em Filosofia e em Teologia pela Universidade Gregoriana, Roma / Itália;
  • Doutorado em Sagrada Escritura e línguas semíticas pelo Pontifício Instituto Bíblico, Roma e Universidade de Münster / Alemanha.
Outros cursos:
  • Graduado em Pastoral Bíblica pela Loyola University, New Orleans / USA
Atividades antes:
  • Professor de Escritura, Teologia, Filosofia, Diretor do Colégio Pio Brasileiro, Roma / Itália.
Atividades de Bispo:
  • Bispo Auxiliar de Olinda e Recife-PE (1988-1994);
  • Diretor do Instituto de Formação Teológica para Leigos, Recife, PE;
  • Professor de Teologia;
  • Bispo Auxiliar de Brasília-DF (1994-2004);
  • Construção do Instituto Bíblico em Brasília-DF.

Dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo

(Bispo Emérito de Mogi das Cruzes - SP)

Filosofia:
  • Priorado Premonstratense, Jaú-SP (1947-1949).
Teologia:
  • Priorado Premonstratense, Jaú-SP (1947-1949).
Especialização:
  • Licença em Teologia, Universidade Gregoriana, Roma-Itália (1952-1956).
Doutorado:
  • Doutorado em Teologia Bíblica, Universidade Gregoriana, Roma / Itália (1966-1978); Doctorandus.
Outros Cursos:
  • Doutoramento em Teologia, Faculdade de Teologia Assunção, São Paulo-SP (1957). Doctorandus.
Atividades antes:
  • Professor no Seminário Diocesano Jacarezinho-PR;
  • Vigário Paroquial S. Judas Tadeu em Jaú-SP;
  • Prior do Priorado Premonstratense.
Atividade bispo:
  • Responsável pela Pastoral Famíliar no Regional Sul 1;
  • Bispo de Mogi das Cruzes-SP (1990-2004).

Dom Gil Antônio Moreira

(Arcebispo de Juiz de Fora - MG)

Nacionalidade: Brasileira

Nascido em Itapecerica-MG, aos 9 de outubro de 1950, filho de Antônio Moreira (in memoriam) e Maria Teresa Mendes Moreira, é o segundo filho de 8 irmãos, entre os quais Padre João Luiz Moreira. Depois de cursar seus primeiros anos escolares em sua terra natal (préprimário com as Irmãs Batistinas e primário no Grupo Escolar Severo Ribeiro), ingressou, com onze anos de idade, no Seminário Menor São José, de Divinópolis. Nesta mesma cidade colou grau em Letras e Filosofia, indo depois para Belo Horizonte, onde se formou em Teologia, pela PUC-MG. Foi ordenado diácono a 9 de julho de 1973 em Divinópolis e presbítero a 18 de dezembro de 1976, em Itapecerica, pelas mãos de Dom Cristiano Portela de Araújo Pena.

Como presbítero, foi Vigário Paroquial de São Bento de Itapecerica, Pároco de São Joaquim de Bicas-Igarapé, Santo Antônio de Mateus Leme e Sagrado Coração de Jesus de Santanense - Itaúna. Nos primeiros anos de seu sacerdócio, foi missionário por 6 meses em Tefé-AM, Igreja Irmã de Divinópolis. Desde o início de seu sacerdócio, recebeu a incumbência de trabalhar com as vocações e logo foi nomeado Reitor do Seminário Maior de Divinópolis, em Belo Horizonte, cargo que exerceu por 12 anos.

Foi Reitor também no Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, em Campo Grande-MS, por três anos a pedido dos Bispos dos Regionais Oeste 1 e Oeste 2 da CNBB.

É Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Fez cursos de especialização para Formador em Toluca-México e em Viamão-RS. Como Professor, lecionou História da Igreja, Catequética, Metodologia Pastoral, Liturgia e Sacramento da Penitência. Ensinou também Português, Literatura e Desenho Geométrico, por vários anos em escolas de ensino fundamental e médio. Entre os anos 1997 e 1999, foi Sub-Secretário Geral da CNBB, em Brasília, ao lado de Dom Raymundo Damasceno Assis, Secretário Geral.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, por João Paulo II, aos 14 de julho de 1999, tendo recebido a Ordenação Episcopal aos 16 de outubro de 1999, em Itapecerica/MG. Foi seu sagrante principal o Núncio Apostólico Dom Alfio Rapisarda, e consagrantes Dom Cláudio Hummes e Dom José Belvino do Nascimento, com especial homenagem a Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pene, 1° bispo de Divinópolis/MG e verdadeiro Pai espiritual de Dom Gil.

Em 2004, foi elevado a Bispo Diocesano de Jundiaí, por João Paulo II, tomando posse a 15 de fevereiro, aí permanecendo por cinco anos. Aos 28 de janeiro de 2009, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, pelo Papa Bento XVI, tendo tomado posse a 28 de março seguinte, numa memorável liturgia na Catedral Metropolitana de Santo Antônio.

Seu lema é Scis Amo Te (Senhor, sabes que te amo)

Responde atualmente:
  • Na Santa Sé: Membro da Congregação para a Educação Católica, nomeado por Bento XVI em abril de 2007.
  • Na CNBB, antes de vir para a Arquidiocese de Juiz de Fora, atuava no Regional Sul 1: membro da Comissão de Cultura, Presidente da Comissão Regional em Defesa da Vida e Responsável pela Comissão Regional dos Bens Culturais da Igreja. No Nacional, era suplente para o Conselho Permanente, pelo Regional Sul 1.
  • Atualmente é Bispo Responsável pela Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste II. É também coordenador da Comissão Nacional de Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II e Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens.

Dom Julio Endi Akamine

(Arcesbispo da Arquidiocese de Sorocaba)

Nacionalidade: Brasileira

Especialização: Mestrado em Teologia

Lema:“Bonum facientes infatigabiles"

Biografia:

Dom Julio Endi Akamine, filho do casal Guengio Akamine (falecido) e Teruco Oshiro Akamine, nasceu em 30 de novembro de 1962 em Garça, Diocese de Marília, Estado de São Paulo.

Em 1975 entrou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em Londrina, Paraná, onde completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Fez o Noviciado em 1979 no Seminário Rainha da Paz, Cornélio Procópio (PR). Sua primeira consagração foi a 8 de dezembro de 1980, na mesma cidade.

Cursou Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de 1981 a 1983, e Teologia no “Studium Teologicum Claretianum”, de 1984 a 1987, na Arquidiocese de Curitiba.

Foi ordenado diácono pela imposição das mãos de dom Luciano Mendes de Almeida no dia 25 de janeiro de 1987 na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina, Vila Carrão, Região Episcopal Belém, e foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de dom José Maria Maimone, em 24 de janeiro de 1988 na Paróquia Santo Antonio, cidade de Cambé, Paraná.

Obteve o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e Doutorado na mesma Universidade (2001 a 2005).

Como sacerdote palotino desempenhou a função de:

  • Vigário paroquial: Paróquia Santo Antônio, Cambé (PR) (1988-1990);
  • Pároco: Paróquia Santo Antônio, Cambé (PR) (1990-1993), na Arquidiocese de Londrina;
  • Reitor do Seminário Maior Palotino, Curitiba (PR) (1996-2001);
  • Assessor da OSIB Regional Sul 2 (1996-1998);
  • Secretariado Geral da SAC para a Formação (1999-2005);
  • Consultor local da Comunidade da Casa Geral, Roma (2001-2003);
  • Diretor do Período Introdutório da Província Regina Apostolorum, Itália (2003-2004);
  • Secretário provincial para a formação (2005-2007);
  • Diretor espiritual do Seminário Maior Palotino, Curitiba (2006-2007).

No período de 1996 a 2001 e 2005 a 2011 foi professor de teologia no Studium Theologicum, Curitiba, onde lecionou as matérias de Teologia Sacramentária Geral, Sacramentos da Iniciação Cristã, Eclesiologia, Trindade, Introdução à Teologia e Teologia Fundamental.


Dom Christophe Dufour

(Arcebispo de Aix In Provence)

Especialização: Estudo superior de teologia no seminário na Universidade de Lille de 1966 a 1970. Antes de continuar 1972-1974 no seminário do Instituto Católico de Paris, obteve mestrado em teologia.

Dom Julian Porteous

(Arcebispo Metropolitano de Hobart - Austrália)

Nacionalidade: Australiana Lema: "Gratia et Veritas" - "graça e verdade" Especialização: Nova Evangelização

Dom Julian nasceu em Sdney, Austrália

Completou sua educação primária em Melbourne, Singapura e Parramatta, e o ensino secundário em Oakhill College, Castle Hill.

Ele entrou Seminário São Columba, Springwood, em 1968, e depois continuou estudos para o sacerdócio no Colégio de São Patrício, Manly, a partir de 1971, e foi ordenado sacerdote da Arquidiocese de Sydney, em 7 de setembro de 1974.

Serviu como vigário nas paróquias de Kingsgrove, Manly, The Entrance, Woy Woy, e Vale Mona. Em 1996, foi nomeado Administrador da Paróquia de Annandale e então Pároco de Dulwich Hill em 1999.

O Bispo tem participado ativamente na evangelização, principalmente entre os jovens. Ele organizou uma série de manifestações de evangelização - Jesus Cristo em Manly Oval (1983), Jesus Cristo no Belmore Oval (1984) - para chegar aos jovens católicos.

Ele foi fundamental na criação da Escola de Formação Pastoral (agora chamado de "Escola de Verão"), que, desde 1984, já formou milhares de jovens católicos em sua fé católica e nas habilidades pastorais necessárias para contribuir para o ministério de evangelização da Igreja. Ele tem sido um defensor da Nova Evangelização solicitado pelo Papa João Paulo II e organizou um colóquio sobre a Nova Evangelização e, em 2009, organizou um Congresso sobre a Nova Evangelização (CENA).

Foi nomeado Reitor do Seminário do Bom Pastor, Sydney, em janeiro de 2002 e atuou nesta função até o final de 2008.

Papa João Paulo II nomeou-o Bispo Auxiliar de Sydney, em julho de 2003 e foi ordenado sacerdote pelo Cardeal George Pell, na Catedral de Santa Maria em 3 de setembro de 2003. Ele foi atribuído a sede titular de Urusi, que é na atual Tunísia.

Dom Julian publicou uma série de livros, que tratam sobretudo da nova evangelização, incluindo St Brendan's, a Journey: The Story of an Australian Catholic Parish 1898 – 1998" (1997); "The New Evangelisation, Developing Evangelical Preaching" (2008); "After the Heart of God: the Life and Ministry of Priests at the Beginning of the Third Millennium" (2009). "A New Wine & Fresh Skins: Ecclesial Movements in the Church" (2010). Streams of Grace: Spiritual Movements that Shaped the Church (2011).

Fonte: Arquidiocese de Sidney

Dom Eduardo María Taussig

(Arcebispo de San Salvador - Argentina)

Nacionalidade: Argentina

Especialização: Formação, Teologia, Cristologia segundo São Tomás de Aquino Summa Teológica.

Nascimiento: 4 de julho de 1954

Ordenação Sacerdotal: 3 de diciembre de 1982

Consagração Episcopal: 11/10/2004

Suplente da Região Pastoral de Cuyo - Membro da Comissão Episcopal da Pastoral Universitária

Fonte: Conferência Episcopal da Argentina

Dom John Sherrington

(Bispo Aux.de Westminster)

Especialização: Nova Evangelização e Virtudes