[AVIGNON]

Dez anos de Resgate ao Sagrado presente no coração de cada homem e Mulher na diocese de Avignon

“Cada carisma é dado para o bem comum, ou seja, para o benefício de toda a Igreja!”… (São João Paulo II)

Em 2017, a Comunidade Católica Palavra Viva celebra seus 10 anos de presença na Diocese de Avignon, França. Com a abertura desta Casa de Missão em 2007, sendo a segunda casa de missão na França e a quarta entre as demais na Europa, fomos convidados a desenvolver atividades de acolhida e evangelização com os peregrinos no Santuário que nos foi confiado, o Santuário de São Gens. Avignon pertence ao território de umas das mais belas províncias da França conhecida por suas várias belezas naturais: A Província, os Alpes e a Costa Azul. Em 1995 o Centro Histórico de Avignon, incluindo o Palácio dos Papas, uma das maiores e mais importantes construções da arquitetura gótica na Europa, passou a fazer parte da lista de Patrimônios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com grandes raízes católicas Avignon chegou a ser sede da Igreja Católica dos anos 1309 a 1377 sendo neste período realizado seis conclaves.

Avignon é situada no sudeste da França e atrai muitos visitantes graças aos grandes pontos turísticos: Mont Venteux, Palácio dos Papas, Ponte do Gard, Ponte Saint Bénézet e também os grandes festivais de artes, luzes e teatros, além de localizar-se a cerca de 3 horas de Paris e uma hora de Marseille via TGV.

E é no santuário de São Gens onde acontecem as principais atividades de evangelização da Comunidade Católica Palavra Viva, entre elas: Celebrações eucarísticas, adorações, anúncio da Palavra e acolhida de peregrinos. Também é neste santuário que os consagrados residem.

Os consagrados também realizam atividades em escolas católicas, animação de retiros para as famílias e jovens, animações de missas em várias paróquias da diocese, animação de peregrinações, peregrinação de jovens em bicicleta, pregações da Palavra em grupos de orações e jovens. E graças à boa localização da Cidade, os Consagrados da Casa de Missão conseguem realizar sua missão evangelizadora também em dioceses vizinhas como Aix Provence, Marseille, Gap e Saint Etienne.

Esta experiência de enculturação no velho continente tem sido ainda mais profunda para a Comunidade, devido à interação com os jovens e as famílias da diocese, através dos encontros promovidos e do acompanhamento espiritual de forma pessoal com todos aqueles que buscam um crescimento na sua experiência de Fé dentro da Igreja. A boa acolhida deste povo gentil ao Carisma Palavra Viva, a sintonia e o trabalho junto à Diocese, tem favorecido a experiência da Unidade e, portanto, tem sido chave para os frutos missionários desta casa.

Alegria e simplicidade: duas palavras que ao exemplo da Virgem Maria- que cuida de todas as missões da Comunidade Palavra Viva- podem resumir o trabalho missionário durante estes 10 anos na cidade da cultura e da Arte – Avignon. A Seu Filho e a Ela, confiamos todos os frutos que ainda virão com este trabalho mútuo entre a Diocese e a Comunidade.