14 anos de Missão no continente Europeu

 

Em 2017, a Comunidade Católica Palavra Viva celebra seus 14 anos de presença na Diocese de Lugano, Suíça. Com a abertura desta Casa de Missão em 2003, também se dava início ao trabalho evangelizador da Comunidade no território Europeu. Uma região tradicionalmente católica que com esperança acolhia uma nova geração de evangelizadores.

Lugano pertence ao Cantão Ticino e o principal centro urbano cantonal da Suíça italiana (a 30 minutos de Itália). Mundialmente conhecida e frequentada por muitos turistas graças às belas paisagens que possui, das montanhas pré alpinas ao grande lago que a contorna. Possui uma localização geográfica que a favorece, estando próxima (1h) à cidade italiana de Milão, muito mais que a capital da moda.

Esta cidade é também um dos centros de estudo de filosofia e teologia onde –graças à bolsas de estudo- são formados os consagrados e os futuros Sacerdotes da Comunidade, mais especificamente na Faculdade de Teologia, que junto com a Universidade da Suíça italiana, fazem parte do centro universitário de Lugano. É motivo de gratidão a Deus pela oportunidade de formação em uma faculdade profundamente fiel ao Magistério da Igreja, e filiada à Pontifícia Universidade Lateranense (Roma).

É num convento franciscano situado no coração da cidade, o lugar onde acontecem as nossas principais atividades de evangelização. Celebrações eucarísticas, adorações, anúncio da Palavra e acolhida de peregrinos são alguns dos momentos conduzidos pelos membros da Comunidade. Também é neste convento que os consagrados residem.

Desde o ano 2005, a Comunidade também tem a graça de cuidar das atividades de evangelização do Santuário “Madonna d’Ongero” (Nossa Senhora dos Anjos), que só é aberto nos períodos de verão devido ao inverno rigoroso. É um belo Santuário barroco construído no meio do bosque.

Graças à boa localização da Cidade, os Consagrados da Casa de Missão conseguem realizar sua missão evangelizadora também em territórios vizinho: na suíça alemã e francesa, assim como no norte da Itália.

Esta experiência de enculturação no velho continente tem sido ainda mais profunda para a Comunidade, devido à interação com os jovens e as famílias da diocese, através dos encontros promovidos e do acompanhamento espiritual de forma pessoal com todos aqueles que buscam um crescimento na sua experiência de Fé dentro da Igreja. A boa acolhida de um povo gentil que acolheu o Carisma Palavra Viva e a sintonia e trabalho conjunto com a Diocese, tem favorecido a experiência da Unidade, e portanto chaves para os frutos missionários desta casa.

Alegria e simplicidade: duas palavras que ao exemplo da Virgem Maria- quem cuida de todas as missões da Comunidade Palavra Viva- podem resumir o trabalho missionário durante estes quase 15 anos na bela Lugano. A Seu Filho e a Ela, confiamos todos os frutos que ainda virão com este trabalho mútuo entre a Diocese e a Comunidade.