I Congresso Palavra Viva sobre Nova Evangelização em Roma

Já nos primeiros dias de janeiro, a Comunidade Católica Palavra Viva reuniu peregrinos vindos de diversos países europeus onde nosso Carisma está presente para o I Congresso sobre Nova Evangelização. O encontro aconteceu em Roma e teve como principal objetivo o debate de temas ligados à Nova Evangelização e seus desafios no mundo atual. Além disso, foi uma oportunidade de reunirmos amigos da Comunidade, Padres e Bispos, para juntos celebrarmos a ordenação sacerdotal de mais 3 membros da Comunidade.

Na manhã do sábado, dia 05, os membros da Comunidade acolheram com muita alegria a chegada das caravanas de peregrinos, dando início à programação com um momento de grande louvor e gratidão a Deus. Ao longo do dia, o Bispo Dom Daniel Jodoin (Diocese de Bathurst/Canadá) fez uma bonita e profunda partilha sobre o sentido de ser missionário. Segundo ele, ‘o missionário é aquele que primeiramente fez a experiência do encontro com Cristo, podendo, a partir de então, indicar o caminho para que outros vivam o mesmo encontro transformador’. 

Representando os Bispos de suas respectivas dioceses, outros sacerdotes presentes – como o Padre Brice (Diocese de Aix-en-Provence e Arles/França), o Padre Alain Guellec, ( então na Diocese de Quimper e Léon/França e sagrado recentemente bispo auxiliar de Monpelier/França), e o Padre Phillipe (Diocese de Namur/Bélgica) – também partilharam e testemunharam os desafios da Nova Evangelização que enfrentam em suas missões. Ao final de cada partilha foram propostos momentos abertos em que os peregrinos puderam expor opiniões, comentários e testemunhos referentes ao tema, enriquecendo ainda mais o encontro.

No domingo pela manhã os peregrinos tiveram a graça de participar da Santa Missa com o Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em seguida saíram em peregrinação para conhecerem a riqueza histórica da Igreja Católica através dos caminhos de São Paulo, rota que privilegia locais de devoção por onde o apóstolo passou. A peregrinação se encerrou na segunda-feira, dia 07, na Basílica de Santa Maria Maior, quando os peregrinos participaram, junto à toda a família Palavra Viva das províncias da Europa e Oceania, da ordenação sacerdotal de mais 3 membros da Comunidade Palavra Viva. Os peregrinos, na sua maioria jovens oriundos das dioceses nas quais a Comunidade Palavra Viva está presente, vieram numerosos, italianos, suíços, franceses, belgas, espanhóis, catalães, se reunirão para além da realidade específica de seus respectivos países se confraternizarem como igreja.

Mais uma vez, louvamos e agradecemos a Deus por esse momento tão especial para nossa Comunidade, quando completamos a ordenação de 10 padres no Carisma Palavra Viva, e pelas inúmeras graças e benção derramadas na vida desses peregrinos por ocasião do Congresso. Que Ele possa inspirar cada vez mais momentos como este, que tanto fortalecem e iluminam nossa fé, de modo particular e também comunitário.