[ESPANHA]

  Festa de Santo Antônio de Pádua

 

 

Entre os dias 04 e 13 de junho, a Comunidade Palavra Viva, presente em Tarragona/Espanha na Igreja de Santo Antônio de Pádua, celebrou junto aos fiéis da cidade a novena e festa em honra a este memorável santo missionário que dedicou sua vida ao anúncio do Evangelho.

No dia da Festa (13), a igreja permaneceu aberta durante todo o dia e o Santíssimo Sacramento foi exposto para que os fiéis pudessem adorar e pedir a Deus as graças que necessitavam por intercessão de Santo Antônio de Pádua.

Ao final do dia, os consagrados preparam uma grande celebração presidida por Dom Jaume Pujol, arcebispo de Tarragona e concelebrada pelo Pe. Marcelo de Oliveira, reitor da Igreja de Santo Antônio e membro da Comunidade Palavra juntamente a outros sete padres da diocese.

Em sua homilia, Dom Jaume, refletindo sobre a figura de pregador humilde e dedicado que foi Santo Antônio, convidou às centenas de pessoas presentes a não deixarem de testemunhar a alegria de ser de Cristo com humildade e empenho.

No encerramento da celebração, houve a bênção e distribuição dos pães de Santo Antônio, uma devoção popular que remonta o fato de que certa vez o Frade Antônio, por comover-se tanto com a pobreza, deu todos os pães de seu convento aos pobres de maneira que os seus confrades ficaram sem o que comer na hora da refeição. Porém, ao conferirem novamente se havia algo ainda para comer, viram os cestos cheios de pães, suficientes para a refeição no convento e para as obras de caridade. Desta maneira, criou-se o costume de no dia dedicado a Santo Antônio levar os pães abençoados para casa para que nunca falte comida às famílias.

Após a distribuição dos pães, houve ainda um momento de confraternização com um aperitivo, onde os presentes puderam partilhar as alegrias de celebrarem juntos esta grande festa em torno da Comunidade Palavra Viva, que a exemplo de Santo Antônio, trabalha para anunciar o nome de Jesus a todos os povos.