[SUIÇA]

 

Alternativa ao Carnaval: Encontro sobre afetividade

Nos dias 25 e 26 de Fevereiro aconteceu em Faido, pequena cidade do cantão Tessino – Suiça, um encontro para jovens promovido pela Ação Católica e pela Pastoral da Juventude e que contou com a presença de membros da comunidade Palavra Viva, que ajudaram na animação do encontro e que partilharam as suas experiências de vida e missão.

O tema do encontro era “Afetividade”, que tinha por objetivo levar os jovens a viver bem a vida afetiva dentro de uma perspectiva de doação,  buscando a pureza nos relacionamentos e tendo em vista o verdadeiro sentido do amor. Para realizar esse objetivo os jovens foram ajudados por diversas pessoas, entre as quais uma psicóloga, além de um jovem casal que partilhou sobre a sua experiência de iniciar uma família, um jovem universitário que partilhou sobre a Teologia do Corpo de São João Paulo II, um sacerdote paroquial que contou a sua experiência de vida e o chamado vocacional dele, e uma leiga consagrada, que explicou aos jovens sobre a vida consagrada e sobre a sua vocação.

Os jovens ainda tiveram a oportunidade de partilhar aquilo que eles conheciam sobre diversos temas ligados à afetividade e sexualidade, ajudados pelas perguntas e reflexões presentes no Youcat (Catecismo da Igreja Católica para os jovens). No sábado à noite aconteceu um momento de adoração, aonde os jovens puderam contemplar Jesus e confiar a Ele os seus corações, sentimentos e as suas vidas.

No Domingo de manhã os jovens fizeram um último momento de partilha para fechar o encontro e animaram a missa da paróquia de Faido, na Igreja dos Capuchinhos, trazendo alegria para as pessoas presentes e mostrando a renovação e esperança da Igreja.

A realização desse encontro mostra que não se pode generalizar: ainda se muitos jovens, naqueles mesmos dias, estavam no Carnaval, sem saber infelizmente o valor de sua própria afetividade, existem jovens que estão buscando uma vida pura, livre, segundo o desígnio de Deus, que nos criou para amar e ser amados.