[SÃO PAULO]

Fala jovem!

Durante a semana de missionária na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Carapicuíba – São Paulo, todos os dias à noite após a Santa Missa, as missionárias realizaram um momento de “Fala jovem!”. Estiveram presentes cerca de 40 jovens, que participaram de um bate-papo enriquecedor sobre assuntos da atualidade.

No primeiro dia a partilha foi sobre maturidade. Foi-se falado da realidade atual de muitos adultos e jovens que trazem em si imaturidades, atitudes infantis, devido às suas feridas, criação, etc, e da importância de superá-las, sobretudo através da cura interior e do autoconhecimento, para um crescimento espiritual e humano e para melhor relacionar-se com Deus e com o outro.

No segundo dia o assunto foi vocação! Um tema que os jovens muitas vezes fogem, por medo ou por imaginar que já tem acertado a sua vocação. Alguns partilharam sobre a importância do acompanhamento nesse processo de discernimento, e a ajuda de um bom diretor espiritual para que se acerte e se descubra a sua vocação.

O uso das redes sociais foi tema do terceiro dia. Foi partilhado sobre os malefícios e benefícios do uso, e no momento final do bate- papo foi proposto um dia sem uma rede social, ao que os jovens aderiram prontamente, na intenção de perceber o que o excesso do uso acaba privando no crescimento espiritual e nas relações sociais.

Já no último dia de encontro foi partilhado sobre afetividade e sexualidade, e como se viver a castidade em todos os seus aspectos.

No final de semana da missão os jovens viveram ainda a experiência do Luau, com música, testemunhos, teatro e adoração, onde foram convidados a “tirar suas máscaras” diante de Jesus, e assim renunciar a tudo o que nos afasta d’Ele e nos impede de “deixar nossa marca no mundo”, como dizia o Papa Francisco aos jovens na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho de 2013. 

[justified_image_grid ids=”12944,12945,12946,12947,12948,12949,12950,12951,12952,12953,12954″]