Sanctuaire Saint-Gens
SANTUÁRIO DE SAINT GENS
Arquidiocese de Avignon - França


 
O Convite

Logo após a abertura das casas missionárias de Lugano na Suíça (2003) e Toulon na França (2005), o Arcebispo de Avignon, Dom Cattenoz, convidou a Comunidade Católica Palavra Viva a se instalar na Arquidiocese e a ela confiou os cuidados do Santuário de Saint Gens. Avignon é uma cidade situada ao sudeste da França e muito conhecida sobretudo por ter sido a residência dos Papas, entre os anos 1309 e 1377. Em 2007, um ano após o convite, os consagrados chegaram para dar início a esta missão que foi a segunda missão na França.

 

A História
Fotos históricas do Santuário de Saint-Gens

Este santuário leva o nome de um jovem que viveu santamente durante os primeiros anos do século XII. Segundo a tradição o jovem Gens nasceu em Monteux, uma pequena cidade da diocese de Carpentras. Com a idade de 15 anos, este jovem deixou sua família e sua cidade para se retirar à um vale deserto próximo a uma cidade chamada Le Beaucet. Este jovem eremita viveu de maneira edificante e virtuosa. Se atribui a ele três grandes milagres ainda em vida. Morreu em 16 de maio de 1127.

O Santuário de Saint Gens foi construído logo após a morte do jovem Saint Gens, primeiro como uma pequena capela visitada por um número crescente de peregrinos que eram atraídos pela santidade do local e da história de Saint Gens. Com o tempo tornou-se necessário construir uma igreja maior. A construção se deu no século XII em estilo romano provençal, e em 1884 foi reconstruída em torno dos restos da capela romana erguida no século XII. Deste último resta ainda, no centro do edifício atual, quatro pilares massivos que suportam uma bela cúpula, onde está esculpido o símbolo dos quatros evangelistas.