[RIO DE JANEIRO]

“Descerá sobre vós o Espírito Santo…” (Atos 1,8)

 

 

 

 

As consagradas da Comunidade Palavra Viva, da missão do Rio de Janeiro, conduziram Retiro para jovens crismandos, da Paróquia Coração Eucarístico. O Retiro aconteceu durante 03 dias com momentos intensos de oração, pregação da Palavra de Deus, momentos de partilhas em grupo, louvor e adoração a Jesus Sacramentado. Teve como tema central: “Compromisso- Minha vida em Jesus e Maria para servir a Deus.” Foi trabalhado com os jovens, a importância de viverem após o Crisma o compromisso com Deus e com a Igreja, onde na prática faz – se necessário o engajamento e a responsabilidade em corresponder ao chamado de Deus na vida de cada jovem que por si confirma seu batismo e sua fé.

Mergulhando no tema Compromisso, os jovens foram convidados a conhecer e configurarem suas vidas à vida de Jesus e Maria para servirem de maneira agradável a Deus. Os jovens ouviram ainda sobre “Dignidade nos relacionamentos”, onde refletiram sobre própria afetividade e sexualidade que deve ser santificada para ser plena. Foi abordado também o tema: Compromisso de Maria, aprofundando no seu chamado a Concepção Divina e no seu compromisso à grande missão por Ela acolhida. Por fim, sabendo que a graça de Deus age pelo do caminho do perdão, encerrou-se as reflexões com o tema: Como agir no Perdão, que culminou na oração de cura pela experiência com a Misericórdia de Jesus e entrega das mágoas e ressentimentos ao Coração Misericordioso. Belíssimos foram os testemunhos de libertação e de decisão pelo perdão.

Após o Retiro os crismandos seguiram para a Paróquia, onde na Celebração festiva da Santa Missa, no Domingo da Misericórdia, os jovens foram crismados pela imposição das mãos do Bispo Auxiliar Dom Roque, presidente da Celebração. A alegria tomou conta dos jovens que com o Sacramento do Crisma confirmaram sua fé e renovaram o compromisso de vida cristã, na árdua e bem-aventurada missão:  serem sal e luz no mundo!