[PORTUGAL]

Via Crucis a via do amor

 “É preciso propagar a Paixão de Cristo para que os homens aprendam a ciência do amor divino”
(São Paulo da Cruz)

Quando Jesus foi conduzido a Herodes, João voltou com a SS. Virgem e Madalena por todo o caminho da Paixão. Foram até à casa de Caifás e a de Anás, atravessando Ofel, até chegarem a Getsêmani, no monte das Oliveiras e em todos os lugares onde Ele caíra ou onde lhes tinham causado um sofrimento, paravam e em silêncio choravam e sofriam com Ele. Muitas vezes a SS. Virgem se prostrava no chão, beijando a terra onde Jesus caíra, Madalena torcia as mãos e João, chorando, consolava-as, levantava-as e continuava com elas o caminho. Foi esse o começo da Via Sacra e da contemplação e veneração da Paixão de Jesus, antes mesmo que estivesse terminada. Foi nessa ocasião que começou, na mais santa flor da humanidade, na Santíssima Virgem Mãe de Deus e do Filho do homem, a devoção da Igreja às dores do Redentor; já naquele momento, quando Jesus ainda trilhava o caminho doloroso da Paixão, a Mãe cheia de graça venerava e regava com lágrimas as pegadas de seu Filho e Deus. ] ( Ana Catarina de Emmerich; Vida paixão e glorificação do cordeiro de Deus pag 176).

As consagradas da Comunidade Palavra Viva juntamente com os jovens e catequistas da Paróquia Sagrada Família, presente na cidade de Entroncamento/Portugal, meditaram neste mês de Abril a Via Sacra.

A turma de catequese escolhida para essa meditação foi a de adolescentes entre 15 e 16 anos que perceberam por meio da Via Sacra o caminho de amor que Jesus trilhou, e que também todos os cristãos são chamados a trilhar, aceitando as pequenas cruzes da vida cotidiana e as oferecendo por amor e com amor, fazendo delas o meio para se chegar a plenitude da vontade de Deus para cada um.