Pontificia Università Lateranense
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE LATERANENSE
Cidade do Vaticano


 
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE LATERANENSE: a “Universidade do Papa”

“Vós constituís, portanto, a título especial a Universidade do Papa”
Papa João Paulo II

Com essas gentis palavras, Papa João Paulo II, por ocasião da visita à Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), em 1980, sintetiza e carinhosamente chama de sua a prestigiosa Universidade católica, com sede em Roma, cujas origens remontam ao século XVIII e por séculos forma leigos, padres, religiosos, papas e santos para a Igreja.

Sua fundação se deu no ano de 1773, quando o Papa Clemente XIV, após suprimir a Companhia de Jesus, confiou as faculdades de Teologia e Filosofia ao clero da Diocese de Roma. Em 1824, o Papa Leão XII restituiu à Ordem Jesuíta aquela que se tornaria depois a Pontifícia Universidade Gregoriana e consentiu ao clero secular romano de continuar o ensino na universidade que, em 1853, toma sede definitiva.

 


 

Localizada na zona extraterritorial da Cidade Estado do Vaticano, em Latrão, junto à Patriarcal Basílica de São João de Latrão – a Catedral do Papa –, a Universidade conta com aproximadamente 5000 estudantes de várias partes do mundo que, além da intensa busca da Verdade por meio do estudo acadêmico, testemunham a fé católica em um ambiente internacional e multicultural, dando vida a um percurso de crescimento humano e intelectual.

A Pontifícia Universidade Lateranense está presente ainda em 17 países – inclusive no Brasil – com 41 sedes agregadas e/ou afiliadas, oferecendo a formação nas faculdades de Filosofia, Teologia, Direito Canônico e Direito Civil, a qual é referência entre as faculdades pontifícias romanas. Ao interno da PUL estão ainda o Pontifício Instituto Utriusque Iuris, constituído pelas faculdades jurídicas, o Pontifício Instituto Pastoral Redemptor Hominis, fundado por Pio XII em 1958, que oferece especialização em Teologia Pastoral e em Doutrina Social da Igreja e, ligado à Faculdade de Sacra Teologia, o Instituto de Ciências Religiosas Ecclesia Mater.

 

 

Além disso, foi frequentada por grandes personalidades e nela se formaram, por exemplo, Monsenhor Guido Marini, atual Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Cardeal Vicário de Roma Agostino Vallini, papas como São João XXIII e santos como São Josemaría Escrivá e São Gaspar de Búfalo.

Atualmente, as consagradas da Comunidade Católica Palavra Viva recebem bolsas de estudos para a formação Filosófica-Teológica nesse honroso centro de estudos, o que promove nos membros um grande amadurecimento intelectual, humano e espiritual, sendo isso motivo de louvor e agradecimento a Deus pela oportunidade e missão confiada à comunidade de anuncia-lo em todos os lugares, até mesmo o universitário.