Pontificia Università della Santa Croce
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE DA SANTA CRUZ
Roma - Itália


 
Estudar em Roma – A graça do ensino eclesiástico na “Capital do Cristianismo”

A Comunidade Palavra Viva, em seus 22 anos de fundação, tem a graça de oferecer aos seus membros mais um centro de formação filosófico-teológica. Trata-se da Casa Masculina de Roma, erigida e acolhida pelo Cardeal Vigário de Roma em abril deste ano.

A Casa atualmente está formada por sete consagrados e um sacerdote, que além de desenvolverem as atividades missionárias próprias do carisma Palavra Viva, são também estudantes de filosofia e teologia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

 


 

Esta instituição nasceu do profundo desejo de São José Maria Escrivá - fundador do Opus Dei, de promover em Roma um centro de estudos eclesiásticos a serviço de toda a Igreja. Tal desejo foi levado a termo pelo seu primeiro sucessor – o Beato Alvaro Del Portillo, que trabalhou junto à Santa Sé para que suas atividades acadêmicas iniciassem em 1985, após o fraterno acolhimento de São João Paulo II, o qual mais tarde, em 1998, concedeu ao centro acadêmico o título de Universidade Pontifícia, confiando-a a Prelazia da Opus Dei em serviço da Igreja Universal.

A Universidade, atualmente localizada no belo Edifício da Praça “Sant’Apollinare” de Roma, possui cerca de 1300 alunos em suas quatro faculdades de ensinos eclesiásticos (Filosofia; Teologia; Comunicações e Direito Canônico), todas elas com ofertas de títulos de bacharelado, licenciatura e doutorado. Além das faculdades, completam a oferta acadêmica um Departamento de Línguas que coordena o ensino de línguas clássicas e modernas.

 

 

São estudantes da Universidade da Santa Cruz diversos padres, religiosos e fiéis leigos provindos das mais distintas nações do globo, todos com o desejo de se formar em total fidelidade ao magistério da Igreja através de um diálogo entre a cultura contemporânea e a verdade de fé, sempre em vista da busca de uma santidade de vida pessoal em serviço da Igreja, missão específica desta instituição, marcada pela herança espiritual de São José Maria Escrivá de conservar uma profunda unidade de vida.

Que a Virgem Maria, sempre atenta a escutar e guardar as palavras de Jesus em seu coração, interceda para que os consagrados estudantes da Casa de Roma “sejam apóstolos da nova evangelização, dóceis ao Espírito e fiéis ao magistério da Igreja”¹, aproveitando a especial graça de poder “aprender da mesma Roma, capital do Cristianismo”¹.

1. (Trechos - São João Paulo II, Discurso à Comunidade Acadêmica da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, 29 de maio de 1999)