[LYON]

Fête des Lumières

 

 

 

A Festa das Luzes da cidade de Lyon, em francês Fête des Lumières, é uma grande festa que acontece todos os anos no mês de dezembro com uma duração de quatro noites de muita iluminação, festividades e alegria em toda a cidade.

Esta festa acontece desde 1852 no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. Segundo a tradição, os habitantes de Lyon colocam pequenas velas nas suas janelas.

Com suas criações luminosas, toda a cidade promove um dos maiores eventos urbanos do mundo. Os artistas da luz, como são chamados, iluminam colinas, praças, as antigas vielas da cidade velha, pontes, as margens dos rios Saône e Rhône, Catedral de São Joao, Basílica de Fourviere, pátios e jardins tornam-se quadros excepcionais de suas criações.

Neste clima de festa, a Comunidade Palavra Viva esteve presente nestes quatro dias da Festa das luzes, em momentos de adoração e de evangelização, testemunhando e explicando a todos o verdadeiro sentido desta festa. Na Basílica de Fourvière, em um grande momento de adoração acolheram, os peregrinos que ali chegavam convidando-lhes a viver um belo momento de entrega e adoração a Jesus na Santa Eucaristia. Foi também confiado à Comunidade um momento de louvor com cantos no último dia desta grande festa.

Este evento constitui uma ocasião sem igual, junto às diferentes atividades promovidas pela Diocese e pela cidade de Lyon com grandes graças e promessas vinda pelas mãos de Maria para toda a cidade.