[LYON]

 Peregrinação à Puy 2017

Neste ano foi realizada a 9ª edição do “Pélé du Puy” – Peregrinação à Puy-en-Velay, que é destinada a jovens de 18 a 30 anos das regiões do Rhônes-Alpes e Auvergne, na França. Todos os anos a peregrinação reúne cerca de mil jovens estudantes e profissionais em um final de semana.

Estiveram presentes doze dioceses francesas: Annecy, Chambéry, Grenoble, Clermont-Ferrand, Valence, Viviers, Moulins, Nevers, Saint Etienne Belley-Ars e Lyon.

Foi escolhido como tema para a reflexão dos dois dias de caminhada: “Homem e mulher, Ele nos criou”.

A proposta é que pequenos grupos de jovens partam de diferentes rotas no primeiro dia de caminhada, de forma que todas tenham como cume a cidade  de Saint-Paulien, onde acontece o encontro dos grupos vindos de todas as dioceses. Neste percurso de 15 km é proposto momentos onde os jovens possam partilhar o tema proposto e também vivenciarem momentos de testemunho, a celebração da Santa Missa e a possibilidade de receberem o sacramento da confissão.

O encontro contou com a presença do escritor e palestrante Dr. John Gray, que mostrou para os jovens a beleza da diferença entre o homem e a mulher, e que ambos na perfeição da criação de Deus se completam.

Para finalizar a noite os jovens viveram um momento de adoração a Jesus Eucarístico, onde puderam agradecer e bendizer a Deus por tudo o que Ele operou durante todo o dia de peregrinação.

As consagradas da missão de Lyon formaram o próprio grupo, com jovens que fazem parte da aliança da comunidade, onde puderam partilhar seus testemunhos e também escutar e aconselhar os jovens em suas experiências com o Senhor.

No segundo dia, os mais de mil jovens presentes caminharam juntos em direção à Catedral da cidade de Puy-en-Velay para celebrarem o cume desta peregrinação: a Santa Missa com os bispos, padres e jovens provenientes de diversas dioceses francesas.