[SUIÇA]

JMJ na Suíça: A Jornada Mundial da Juventude já começou

Dos dias 27 a 29 de Abril a missão Lugano marcou presença na JMJ na Suíça, realizada na cidade de Friburgo, juntos de vários outros jovens do cantão Tessino e de todas as partes da Suíça, que se reuniram nesses dias para celebrar a fé e viver um encontro com Deus.

Movidos pela Palavra, em Lucas 1,30 (“Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus”), centenas de jovens oriundos de toda a Suiça responderam ao chamado e disseram “sim” para este final de semana repleto de eventos, shows, momentos de partilha, adoração, testemunho. Muitos desses jovens ficaram hospedados na casa de famílias, como normalmente acontece nas JMJ’s e puderam compartilhar alguns momentos com as famílias que os hospedaram.

O sábado foi particularmente repleto de atividades, a começar com o momento de louvor na Catedral de Friburgo, sendo seguido pelo testemunho de Emily Wilson, famosa blogueira norte-americana que usa das redes sociais para formar e ajudar jovens, principalmente com o seu testemunho familiar; logo após foram feitos pequenos grupos de partilha aonde os jovens puderam falar abertamente sobre os mais variados temas. As partilhas foram seguidas pela Santa Missa, na qual estava presentes diversos bispos e o Cardeal Kurt Koch. A tarde foi marcada pelos ateliês em diversas línguas e shows de diversas bandas de diversos países.

No Domingo de manhã aconteceu alguns momentos de partilha, além da Santa Missa e momento de louvor. Os jovens tiveram a oportunidade de colocar suas dúvidas e perguntas para os diversos Bispos presentes no evento, cada bispo se encontrou com um grupo de jovens, divididos por idioma, para responder às suas perguntas.

Vale lembrar que na Suiça são reconhecidas quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romancho. Por isso os momentos de louvor, adoração e as Santa Missa tinham músicas e orações em alemão, francês e italiano, além do inglês. Os testemunhos e reflexões eram traduzidos simultaneamente e transmitidos pela rádio nas três mais expressivas línguas oficiais, de modo que todos os participantes podiam seguir todos os momentos.

Esta JMJ a nível suíço mostrou que os jovens da Suíça estão buscando respostas, estão buscando Deus, buscando enraizar a fé, em uma experiência pessoal com Jesus e, sem deixar de ser jovens, buscam e querem dar respostas aos problemas que veem na sociedade, partindo da cidade de origem de cada um até a nível suíço e mundial. É uma juventude viva e cheia de projetos e esperanças para o mundo.

[justified_image_grid ids=”18321,18322,18323,18324,18325,18326,18327,18328,18329,18330,18331,18332,18333,18334″]