[MEAUX]

Jovens, reconheçam a importância da juventude

Os adolescentes da Diocese de Gap e Embrun, juntamente com as consagradas da Comunidade Palavra Viva, saíram em peregrinação a Turin- Itália por um dia. O objetivo da peregrinação era levar os adolescentes a viverem uma experiência com Deus através do testemunho de São João Bosco, que naquele espaço deu sua vida pela causa dos jovens, e assim levá-los a reconhecerem a importância da juventude.

A programação iniciou-se com um momento onde os adolescentes, divididos em grupos com animadores, puderam percorrer o espaço do primeiro oratório onde São João Bosco viveu, e ali receberam de Deus todas as inspirações para o cuidado e formação dos jovens e a inspiração de fundar os Salesianos. As consagradas puderam levá-los ainda a mergulharem um pouco na vida de Dom Bosco, nos seus sonhos, e no seu amor pelos jovens.

Durante este momento os adolescentes puderam ver relíquias, como vestimentas, objetos litúrgicos, livros, móveis usados por São João Bosco, e também por São Domingos Sávio, que foi o primeiro santo Salesiano. Visitaram também a Basílica Maria Auxiliadora, cuja construção foi parcialmente construída ainda quando Dom Bosco era vivo, e onde também se encontram a urna com o corpo do santo, e uma outra com as relíquias de São Domingos Sávio; visitaram também a “Cripta das relíquias”, local que contem cerca de 15 mil relíquias de santos e mártires.  Já na parte da tarde, em um momento cultural, os adolescentes visitaram o museu nacional de cinema de Turin, que é um dos mais importantes pela sua riqueza de patrimônios e sua diversidade.

Um dia cheio de atividades, no qual não se deixou perder o essencial, pois neste dia os adolescentes da diocese viveram a forte experiência de conhecer um pouco sobre aqueles que deram a vida por amor a Jesus, conhecer que a santidade é algo que se conquista pelo amor e puderam finalizar essa jornada encontrando o maior exemplo de doação, o próprio sacrifício de Cristo na celebração da Santa Missa.