Facoltà di Teologia di Lugano
FACULDADE DE TEOLOGIA DE LUGANO
Lugano - Suiça


 

Além de uma casa missionária, a missão de Lugano - Suíça é uma das casas de formação dos candidatos ao sacerdócio da Comunidade Católica Palavra Viva. Convidados em 2003 pelo então reitor da Faculdade de Teologia de Lugano, os consagrados se instalaram na cidade para iniciar as atividades de evangelização e uma ampla e qualificada formação filosófica e teológica neste instituto.

A Faculdade de Teologia de Lugano, nascida como Instituto Teológico foi criada por iniciativa de Monsenhor Eugênio Corecco - bispo diocesano de Lugano entre 1985 a 1995. Sendo ele doutor em Direito Canônico e renomado professor, trazia consigo o desejo de assegurar, seguindo o Concílio Vaticano II, uma formação científica (filosófica, teológica e pastoral) a todos aqueles que, religiosos, leigos, sacerdotes, homens e mulheres, quisessem se preparar aos ministérios eclesiais e/ou a uma vida de apostolado na Diocese, na Europa e no mundo. Este desejo se tornou realidade em 1992 quando foi fundada e teve os seus estatutos aprovados pela Santa Sé, vindo a se tornar um ambiente de nível internacional pela diversidade de nacionalidade dos seus alunos e professores.

 


 

Em 25 anos de existência a FTL se consolidou no cenário teológico e filosófico sobretudo devido a qualidade do seu corpo docente. Os professores são provenientes de países como Itália, França e Alemanha e são diplomados nas mais famosas e qualificadas universidades da área. Somado ao corpo de professores convidados para conferências que acontecem semestralmente, a Faculdade já recebeu personalidades como o então cardeal Joseph Ratzinger, o cardeal arcebispo emérito de Milão Angelo Scola, o prefeito emérito da Congregação para Doutrina da Fé Gerhard Mueller, entre outros. Além disso, os alunos estabelecem com os professores um excelente relacionamento acadêmico.

 

 

A FLT é habilitada pela Santa Sé a conferir os grados de Bacharelado em Teologia, Licença em Teologia Bíblica, Direito Canônico, Dogmática, Moral e Doutorado em Teologia. Em 1999 através de uma afiliação à Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Lateranense a FTL passou a conferir também o título de Bacharelado em Filosofia. Incorporados à Faculdade estão ainda diversos institutos que visam a promoção ainda mais qualificada da formação dos alunos: Instituto de Estudos Filosóficos, Instituto Internacional de Direito Canônico e Direito Comparado das Religiões, Instituto de Religião e Teologia e Instituto pela Cultura e a Arqueologia da Terra Bíblica.

A Faculdade de Teologia de Lugano é profundamente fiel a Igreja e este ambiente acadêmico permitiu a formação dos sacerdotes da Comunidade Católica Palavra Viva e permite ainda hoje a formação intelectual dos próximos candidatos.