[BRASÍLIA]

Famílias – A Base da Fé

A Comunidade Católica Palavra Viva, durante o Cerco de Jericó Missionário na Paróquia Santíssima Trindade, no Guara II em Brasília, realizou um encontro para casais, com o tema: Família, Santuário da Vida.

Durante a pregação os participantes foram formados sobre o fundamento do Evangelho de Mateus 19, 11-12, no qual Jesus eleva a união matrimonial à dignidade de Sacramento. Com este ato, Jesus transformou essa união existente desde a criação, em um meio de salvação. Os participantes foram conscientizados do significado deste ato, que assim como Cristo morreu na cruz para nos salvar. Cada homem e mulher, unidos pelo Sacramento do Matrimônio, tem o chamado a morrer a cada dia para gerar vida e ser canal de salvação para o seu cônjuge. Respondendo a este chamado, eles vivem o Evangelho de Cristo: “se o grão de trigo caído na terra não morrer, permanecerá só, mas se morrer produzirá muito fruto.” Jo. 12, 24.

Um grande obstáculo encontrado pelos casais para responder a este chamado exigido pelo Sacramento, é um mal interno e não externo, a imaturidade humana. Esta que é identificada por uma diferença entre a idade cronológica e a idade psicológica. Essa falta de maturidade é a raiz de um comportamento egoísta, impaciente, orgulhoso, que gera vários conflitos na relação. Foram partilhados também os meios de superar esse obstáculo. Em primeiro lugar, é necessário aos cônjuges reconhecer essa imaturidade, identificar como ela se reflete no comportamento pessoal, e através de reflexões e exames de consciência gerar uma mudança de comportamento, abrindo-se assim a um crescimento espiritual, no qual o homem encontra com seus limites. Nesta busca de mudança, ele se abre a ação de Deus, que pode capacita-lo. E, viver uma vida doada, na qual deixa de buscar somente seus próprios interesses, passando a conseguir se doar servindo a toda a sua família.

Por fim, o encontro encerrou-se com um grande momento de oração pelos casais, que pela intercessão de Santo Agostinho puderam clamar a graça de uma conversão profunda, a graça da maturidade dentro do matrimônio, e a graça de vencer os desafios da missão confiada a eles, pois em Cristo uma família se torna um Santuário de Vida.

[justified_image_grid ids=”8194,8195,8196,8197,8198,8199,8200,8201,8202,8203,8204,8205″]