Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

Espanha

 

Dois anos de missão em território espanhol     

 

Imagem1    

 

A pedido de Dom Jaume Pujol – Arcebispo Metropolitano e Primaz de Tarragona, e por indicação do Dicastério da Santa Sé para os Leigos, a Família e a Vida, aos 29 de junho de 2015 – Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos – abria-se a primeira Casa de Missão da Comunidade Palavra Viva na Espanha, localizada na cidade de Tarragona.

 

Esta cidade milenar, situada na região da Catalunha e próxima a Barcelona, é conhecida pelo forte movimento turístico devido aos diversos monumentos do Império Romano e pela beleza natural de suas praias banhadas pelo Mar Mediterrâneo, é também um polo regional importante no âmbito das atividades econômica e estudantil.

 

Nesta missão, composta atualmente por quatro consagrados e um sacerdote, a Comunidade Palavra Viva, através de seu carisma, atua em toda a Arquidiocese por meio de missões nas paróquias e colégios, trabalhos com universitários, acompanhamento de jovens e famílias, além do auxílio oportuno aos eventos arquidiocesanos.

 

A Arquidiocese por sua vez, confiou à Comunidade a Igreja de Santo Antônio de Pádua, localizada no Centro de Tarragona, para a celebração de Santas Missas, atendimento de confissões, adoração eucarística e vida sacramental.

 

Na Igreja são realizadas diversas atividades de evangelização e espiritualidade para os fiéis, como noites de louvor e adoração para jovens e famílias, grupos de oração e partilha, formações, atendimentos de oração e direção espiritual, além da acolhida aos fiéis espanhóis e de diversas outras nacionalidades que vêm a Tarragona.

 

Que a Virgem Maria, Estrela da Evangelização, interceda para que a Palavra do Senhor semeada dê frutos de santidade a esta porção da igreja servida pelo Carisma Palavra Viva.

 

 

 

Início do Tríduo Pascal em Tarragona

 

Imagem5

 

 

Na quinta-feira, 13 de abril, a Comunidade Palavra Viva presente na missão de Tarragona/Espanha deu início às celebrações do Tríduo Pascal na Igreja de Santo Antônio de Pádua, cuja reitoria é de sua responsabilidade.

 

Os quatro consagrados residentes nesta missão se encarregaram da liturgia e da música, e com eles também formaram parte alguns jovens e famílias. A celebração ficou a cargo do Pe. Marcelo de Oliveira, sacerdote membro da Comunidade Palavra Viva, que em sua homilia introduziu as centenas de fiéis presentes ao mais profundo mistério da crucificação, morte e ressurreição de Cristo.

 

Durante a celebração, como de costume na Igreja, o padre lavou os pés de alguns fiéis, tal como fez Jesus com seus discípulos. Para este gesto, foram escolhidas pessoas de diversas nacionalidades para demonstrar a universalidade da Igreja de Cristo; sendo assim, ali estavam, além de europeus: asiáticos, africanos e americanos do sul e do norte.

 

Ao final da celebração, os fiéis puderam ficar em adoração a Jesus Sacramentado, fazendo-lhe companhia e meditando os seus mistérios através do silêncio contemplativo, da leitura de textos da Palavra de Deus e do magistério da Igreja, preparando-se assim para a vivência da Sexta-feira da Paixão e do Sábado Santo.

 

 

Comunidade de língua

portuguesa se reúne na Catalunha

 

Imagem4

 

No mês de abril, a comunidade de língua portuguesa da região da Catalunha na Espanha se reuniu uma vez mais na Igreja Santo Antônio de Pádua para juntos celebrarem a Santa Missa e confraternizarem entre si.

 

Esta reunião ocorre uma vez ao mês e é promovida pela Comunidade Palavra Viva, que desenvolve, desde 2015, seus trabalhos de evangelização nesta Igreja, localizada na cidade de Tarragona.

 

Os consagrados que ali residem se encarregam da animação, da acolhida e do serviço litúrgico, tudo para que os fiéis de língua portuguesa possam sentir-se à vontade, celebrando em sua própria língua e fazendo assim uma experiência profunda com Cristo através da música, da liturgia e do convívio fraterno.

 

A noite sempre encarra-se com um momento de convívio entre os presentes, que por sua vez trazem comidas típicas do seu país de origem para juntos poderem confraternizar ao som de músicas de louvor animadas pelos consagrados da Comunidade Palavra Viva.

 

 

Domingo de Ramos em Tarragona

 

Imagem3

 

No domingo, 09 de abril, a Comunidade Palavra Viva, responsável pela Igreja Santo Antônio de Pádua em Tarragona/Espanha, celebrou junto aos fiéis desta porção da Igreja espanhola a Missa do Domingo de Ramos.

 

A celebração foi presidida pelo Pe. Marcelo de Oliveira, membro da Comunidade, que por sua vez encorajou os fiéis presentes a viverem plenamente o sentido da Semana Santa, colocando-se diante do Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

 

Os consagrados residentes da missão se encarregaram da animação através da música e do serviço à liturgia, sendo eles testemunho àqueles que de coração sincero desejavam vivenciar com piedade, desde aquela celebração, os passos de Cristo em Sua entrega pela Salvação da humanidade.

 

Mais Artigos...