Slide com plugin cycle
# # #

Espanha

 

Missa em Língua Portuguesa na Espanha

 

 

Imagem1

 

 

No mês de outubro a Comunidade Palavra Viva presente em Tarragona/Espanha realizou a primeira missa para a comunidade de língua portuguesa residente nesta província situada na região da Catalunha.

 

A celebração começou com uma animação tipicamente brasileira feita pelos consagrados da Comunidade, acolhendo àqueles que vieram participar: famílias inteiras de brasileiros, portugueses e até mesmo de espanhóis, curiosos por saber como seria uma missa celebrada por povos de culturas distintas.

 

Em sua homilia, o Pe. Marcelo, membro da missão Palavra Viva em Tarragona, destacou a importância de os presentes estarem vivendo este momento por ser uma oportunidade de, através da língua e da cultura, poderem acerca-se mais de Deus e dos irmãos na fé.

 

A noite acabou com a alegria de uma convivência profunda entre os presentes, contentes por haverem se conhecido e vivenciado juntos a fé em Cristo, sentido de nossa existência.

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavra Viva participa de

lançamento do DOMUND

 

foto 4

 

Entre os dias 03 e 11 de outubro, a Arquidiocese de Tarragona/Espanha sediou o lançamento da Campanha da Jornada Mundial das Missões na Espanha – o DOMUND 2016, cujo tema proposto foi “Saia da tua terra”.

 

A Jornada Mundial das Missões é um projeto proposto pela Igreja para chamar atenção às necessidades das missões e dos missionários católicos espalhados pelo mundo, com o intuito de promover a evangelização e o apoio responsável dos cristãos ás iniciativas missionárias pelo mundo.

 

Em Tarragona ocorreu uma série de atividades, todas elas com a temática do trabalho missionário no mundo. Estiveram presentes ao longo dos dias bispos e sacerdotes das dioceses da Catalunha – região espanhola onde está situada a cidade de 150 mil habitantes, leigos que partilharam experiências missionárias, além de profissionais liberais que debateram sobre a importância social e econômica das missões desenvolvidas pela Igreja no mundo.

 

A semana de lançamento do DOMUND 2016, que foi transmitida para toda a Espanha através da televisão, rádio e redes sociais, encerrou-se com uma noite dedicada à espiritualidade onde estiveram presentes, para uma conferência, o Abade de Poblet, Dom Octavi Vilà, o arcebispo de Tarragona Dom Jaume Pujol e Andreu Muñoz, historiador de Tarragona.

 

Após esta conferência, a Comunidade Palavra Viva ficou encarregada de encerrar a noite de espiritualidade conduzindo uma Vigília diante do Santíssimo Sacramento, onde um dos consagrados da comunidade pode compartilhar sua experiência de sair de sua terra e ir ajudar o povo espanhol na vivência da fé, convidando a todos os presentes a rezarem pelos milhares de missionários espalhados pelo mundo que dão a vida pela evangelização. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Celebração de Envio para

 

Jornada Mundial da Juventude

 

 

 FOTO 2

 

Aconteceu em Tarragona/Espanha a celebração do envio de 50 jovens da arquidiocese que estarão na Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no fim de julho em Cracóvia/Polônia.

 

A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Tarragona, Dom Jaume Pujol e concelebrada pelo Pe. Josep Mateu, responsável pelo setor juventude da arquidiocese, e outros sacerdotes que estarão na JMJ.

 

 Em sua homilia, Dom Jaume, que também acompanhará os jovens na Polônia, os encorajou para que tivessem o coração aberto para viver intensamente cada momento de espiritualidade e peregrinação. “Será um momento, também, para escutar as palavras que o Papa Francisco preparou já há algum tempo com tanto amor”, acrescentou.

 

Os consagrados da Comunidade Palavra Viva presentes na Missão de Tarragona que, por sua vez, também estarão juntos aos jovens da arquidiocese durante a JMJ, participaram da celebração ajudando na animação dos cantos.

 

Ao final da Santa Missa, houve um momento de convivência para os jovens, familiares, sacerdotes e todo o povo presente através de um lanche partilhado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dedicação da Igreja Paroquial da

 

    Santíssima Trindade de Tarragona    

 

 431 20160625014110

 

No dia 25 de junho, o arcebispo metropolitano de Tarragona/Espanha, Dom Jaume Pujol, presidiu a solene celebração da Dedicação da Igreja Paroquial da Santíssima Trindade, a segunda paróquia mais antiga da cidade de idade milenar.

 

       A celebração foi concelebrada pelo vigário geral de Tarragona, Pe. Joaquim Fortuny, o Pe. Josep Queraltó, pároco, e diversos outros padres da arquidiocese, entre eles Pe. Marcelo de Oliveira, membro da Comunidade Palavra Viva em missão na diocese.

 

       A pedido do pároco, Pe. Josep Queraltó, os consagrados da Comunidade Palavra Viva auxiliaram no serviço litúrgico da celebração, que contou com a participação de seminaristas, leigos e religiosos de toda a arquidiciocese.

 

       Em sua homilia, Dom Jaume, explicou que esta igreja nunca havia sido dedicada, mesmo contando com inúmeras celebrações por um largo período de tempo. “Este é o motivo que justifica a celebração de hoje”, destacou. Dirigindo-se aos fieis da paróquia, os animou a ser uma igreja em saída como tanto tem exortado o Papa Francisco, e a serem grades zeladores da Nova Evangelização, estando inseridos no contexto social e cultural do bairro onde estão.

 

       Após a celebração, houve um momento de confraternização entre os padres, seminaristas, religiosos e lideranças paroquiais presentes.

 

 

Mais Artigos...