Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

Contato

 

Rio de Janeiro

 

Missão jovem: Bem-aventurados!

 

Imagem3

 

Em comunhão com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Comunidade Palavra Viva, juntamente com jovens da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, realizou a Primeira Missão Jovem:  Bem-aventurados, para oferecer dois presentes à Mãe de Jesus no seu aniversário de 300 anos de aparição aqui no Brasil: "Missão e Família."

 

Qual a importância? Obedecer ao mandato de Cristo à sua Igreja: "Ide por todo o Mundo é anunciai o Evangelho a toda Criatura”. (Mc 16,15)  Diz São Paulo: "...é um dever que se me impõe: Ai de mim se eu não evangelizar." (1Cor 9,16) Quando saímos em missão, trata-se do próprio Deus que vai ao encontro do seu povo."

 

Aconteceu no Domingo 30/04, inspirados pelo trecho de Lucas " Bem-aventurada és Tu que acreditaste, pois ão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! ” Os jovens viveram um dia intenso, com diversas programações, que contou com a presença de jovens de outra Paróquias da região. Iniciou-se com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco Padre Jorge Nei, em cuja celebração os jovens foram enviados á Missão. Após a Missa, os jovens saíram pelas ruas, batendo de porta á porta. Entraram nas casas e levaram as famílias experimentarem o amor de Deus pela Palavra, pelo acolhimento e pela alegria que os acompanhou. Entusiasmados, ao retornarem para a Igreja, os jovens deram testemunhos da experiência de Missão vivida naquele dia.

 

O evento prosseguiu durante toda a tarde, com um momento de Cenáculo com Maria com as famílias. Rezaram o terço mariano, contemplando os mistérios da glória e testemunhando aos presentes, as graças recebidas pela intercessão da Virgem Maria. Logo após, os jovens através da dança, deixaram uma mensagem de amor e acolhimento do próprio Deus, que espera sempre por cada um de nós, independente da realidade que nos encontramos.

 

Seguiu-se com a adoração ao Santíssimo Sacramento, onde todas as famílias presentes foram apresentadas a Jesus e confiantes depositaram suas necessidades e pedidos. Ao final do evento, o Padre Jorge Nei consagrou as famílias ao Imaculado Coração de Maria.

 

Bendizemos ao Senhor cheios de gratidão e alegria, pelas graças derramadas, fruto da ação de Deus e na Intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, modelo perfeito das bem-aventuranças!

   

 

 

 

“Deixai resplandecer a vossa luz!” (Mt 5, 15b)

 

Imagem1

 

 

As consagradas da Comunidade Palavra Viva, presentes na Arquidiocese do Rio de Janeiro, animaram o Grupo de oração, que aconteceu Capela Nossa Senhora da Penha, pertencente á Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

 

Foi conduzido momento de oração, iluminado pela Palavra de Deus: “Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e assim, ilumina a todos os que estão na casa.  Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens.” (Mt 5, 15-16). Através da Palavra o Senhor exortou os presentes a deixarem que está luz resplandeça diante do mundo, particularmente na da realidade onde vivem

 

Durante a oração, os fiéis foram levados e se questionarem: Essa luz que está em mim, tem feito a diferença em meio as trevas, à realidade de minha família, do meu trabalho e dos ambientes de minha convivência?

 

Ao término da oração, foram todos conduzidos a deixarem-se ser usados pelo Senhor, que é a suprema Luz e convidados a consagrar ao Imaculado Coração de Maria suas vidas e os frutos colhidos naquela noite de oração, na certeza de que muito Deus realizou!

 

 

 

 

“Descerá sobre vós o Espírito Santo...” (Atos 1,8)

 

Imagem2 

 

 

As consagradas da Comunidade Palavra Viva, da missão do Rio de Janeiro, conduziram Retiro para jovens crismandos, da Paróquia Coração Eucarístico. O Retiro aconteceu durante 03 dias com momentos intensos de oração, pregação da Palavra de Deus, momentos de partilhas em grupo, louvor e adoração a Jesus Sacramentado. Teve como tema central: “Compromisso- Minha vida em Jesus e Maria para servir a Deus.” Foi trabalhado com os jovens, a importância de viverem após o Crisma o compromisso com Deus e com a Igreja, onde na prática faz – se necessário o engajamento e a responsabilidade em corresponder ao chamado de Deus na vida de cada jovem que por si confirma seu batismo e sua fé.         

            

Mergulhando no tema Compromisso, os jovens foram convidados a conhecer e configurarem suas vidas à vida de Jesus e Maria para servirem de maneira agradável a Deus. Os jovens ouviram ainda sobre “Dignidade nos relacionamentos”, onde refletiram sobre própria afetividade e sexualidade que deve ser santificada para ser plena. Foi abordado também o tema: Compromisso de Maria, aprofundando no seu chamado a Concepção Divina e no seu compromisso à grande missão por Ela acolhida. Por fim, sabendo que a graça de Deus age pelo do caminho do perdão, encerrou-se as reflexões com o tema: Como agir no Perdão, que culminou na oração de cura pela experiência com a Misericórdia de Jesus e entrega das mágoas e ressentimentos ao Coração Misericordioso. Belíssimos foram os testemunhos de libertação e de decisão pelo perdão.

 

Após o Retiro os crismandos seguiram para a Paróquia, onde na Celebração festiva da Santa Missa, no Domingo da Misericórdia, os jovens foram crismados pela imposição das mãos do Bispo Auxiliar Dom Roque, presidente da Celebração. A alegria tomou conta dos jovens que com o Sacramento do Crisma confirmaram sua fé e renovaram o compromisso de vida cristã, na árdua e bem-aventurada missão:  serem sal e luz no mundo!

 

 

 

 

 

 

"Fomos curados graças ás suas chagas"

 

Imagem11

 

Em preparação para a Semana Santa, as consagradas da Comunidade Palavra Viva, que residem na Arquidiocese do Rio de Janeiro, animaram Celebração Eucarística e conduziram o grupo de oração na Paróquia Santa Cecília, em Bangu, Zona oeste da Cidade.

 

O momento do grupo de oração foi antecipado pela a Santa Missa, presidida pelo pároco Padre Felipe Lima, que destacou sobre o evangelho em sua o senso de liberdade equivocado que levou os judeus a pensaram serem livres quando, na verdade não eram. Existem muitas formas sutis de escravidão, sendo as piores nossas próprias tendências ao mal, as nossas imaturidades e fraquezas, que se tornam nocivas à nossa alma porque brotam no nosso interior.

 

Após a Celebração, iniciou-se com muito louvor o momento de oração, os presentes foram conduzidos rezar com as reflexões quaresmais para então serem introduzidos ao mistério que celebraríam: A paixão, morte e ressurreição de Jesus. Na certa confiança de que "fomos curados graças ás suas chagas."(Is. 53,05)

 

O momento encerrou com um forte clamor ao Espírito, onde os presentes se deixaram mover pela graça de Deus, que nos convida a uma sincera conversão, a mudança sincera de vida e a tomarem posse das graças derramadas sobre os corações para que vivam de fato com profundidade Semana Santa.   

    

 

 

Mais Artigos...

Choose Language