Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

Portugal

 

Missão Portugal: 2 anos de evangelização

 

4

 

A Convite de Dom Manuel Pelino, bispo da diocese de Santarém em Portugal, a Comunidade Católica Palavra Viva abre sua primeira missão no país em 2015 com o objetivo de enraizar o carisma de anúncio de Jesus Cristo no coração do povo português.

 

É na cidade de Entroncamento onde está localizada a casa das consagradas residentes no País.  A cidade é situada no Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, e traz consigo três padroeiros: a Sagrada Família, São João Batista e Nossa Senhora de Fátima. Visto como um grande presente recebido pela própria Virgem Maria, a casa fica localizada a 30 minutos de Fátima, cidade onde aconteceu as aparições de Nossa Senhora, e onde há um dos mais importantes santuários marianos do mundo e de maior destino internacional de turismo religioso. Localizada ainda a 20 minutos de Tomar, cidade histórica por ser a antiga sede da Ordem dos Templários onde há um dos conventos mais visitados de Portugal e também a 20 minutos de Santarém, cidade em que no ano de 1247 aconteceu o segundo maior Milagre eucarístico reconhecido pela igreja.

 

A missão Portugal, neste ano de 2017 completa 2 anos de muita evangelização e apesar de pouco tempo de missão já abrange atividades missionárias com jovens e famílias em diferentes regiões do País, através dos encontros, retiros, semanas missionárias, formações e acompanhamentos espirituais realizados pelas consagradas.

 

 E é com muita alegria por todas as graças, conversões e testemunhos de experiências com o próprio Cristo que a Comunidade Católica Palavra Viva agradece a Deus e pede que a Virgem Maria possa passar à frente de toda a missão para que o desejo de Deus de que todos os corações sejam tocados pelo seu amor seja vivido em plenitude.

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://palavraviva.com/home/index.php/portugal#sigFreeIdf0f7807161

Via Crucis a via do amor

 

Via Crucis a via do amor

“É preciso propagar a Paixão de Cristo para que os homens aprendam a ciência do amor divino" (São Paulo da Cruz)

 

 

Imagem3

 

 

 

Quando Jesus foi conduzido a Herodes, João voltou com a SS. Virgem e Madalena por todo o caminho da Paixão. Foram até à casa de Caifás e a de Anás, atravessando Ofel, até chegarem a Getsêmani, no monte das Oliveiras e em todos os lugares onde Ele caíra ou onde lhes tinham causado um sofrimento, paravam e em silêncio choravam e sofriam com Ele. Muitas vezes a SS. Virgem se prostrava no chão, beijando a terra onde Jesus caíra, Madalena torcia as mãos e João, chorando, consolava-as, levantava-as e continuava com elas o caminho. Foi esse o começo da Via Sacra e da contemplação e veneração da Paixão de Jesus, antes mesmo que estivesse terminada. Foi nessa ocasião que começou, na mais santa flor da humanidade, na Santíssima Virgem Mãe de Deus e do Filho do homem, a devoção da Igreja às dores do Redentor; já naquele momento, quando Jesus ainda trilhava o caminho doloroso da Paixão, a Mãe cheia de graça venerava e regava com lágrimas as pegadas de seu Filho e Deus. ] ( Ana Catarina de Emmerich; Vida paixão e glorificação do cordeiro de Deus pag 176).

 

As consagradas da Comunidade Palavra Viva juntamente com os jovens  e catequistas da Paróquia Sagrada Família, presente na cidade de Entroncamento/Portugal, meditaram  neste mês de Abril a Via Sacra.

 

A turma de catequese escolhida para essa meditação foi a de adolescentes entre 15 e 16 anos que perceberam por meio da Via Sacra o caminho de amor que Jesus trilhou,  e que também todos os cristãos são chamados a trilhar, aceitando as pequenas cruzes da vida cotidiana e as oferecendo por amor e com amor, fazendo delas o meio para se chegar a plenitude da vontade de Deus para cada um.

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://palavraviva.com/home/index.php/portugal#sigFreeId702a76ff55

 

 

“Jesus, Meu Único Senhor”

 

 

capa

 

 

Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes,10para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.11E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor. (Filipenses 2,9-11)

 

A  Renovação Carismática Católica presente em Tomar - Diocese de Santarém/Portugal, realizou no mês de Abril o Seminário de vida no Espírito, com a participação dos Grupos de Oração de Tomar e das cidades vizinhas. O Seminário teve  como  objetivo levar as pessoas a um encontro com o Senhor e a nascerem para uma Vida Nova através  do Batismo no Espírito Santo, e também proporcionar àqueles que já fizeram esta experiência um reavivamento no amor e na decisão  do Seguimento de Jesus,  bem como  dos dons do Espírito em seus corações.

 

As Consagradas da Comunidade Palavra Viva residentes nesta Diocese foram também   convidadas  a  ajudarem  com a  animação e  o Ensinamento abordando o Tema “Jesus, Meu Único Senhor”. Através da palavra de Filipenses 2,6 -11, os participantes foram convidados a reconhecerem a autoridade e o senhorio de Jesus sobre eles; não um senhorio de imposição de regras e opressão, mas um Senhorio de amor, de um Deus que foi capaz de se entregar inteiramente para salvar a cada um e que deseja ardentemente conceder a todos  a alegria eterna.

 

Os participantes foram convidados também a reconhecerem que muitas vezes, dentro do coração humano, cultua-se  e  se constrói altares a outros deuses através  do apego aos bens materiais, do orgulho, do egoísmo, da busca por uma vida fácil, das  falsas crenças e seitas,  e da dificuldade em submeter-se inteiramente a Deus.

 

Concluindo a noite através da Oração, os participantes foram levados a renunciarem a tudo isso e a declararem Jesus como Único Senhor e Salvador, fazendo com Ele um compromisso de entrega e fidelidade.

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://palavraviva.com/home/index.php/portugal#sigFreeId40afc24e9b

Semana Missionária em Almoster

 

Semana Missionária em Almoster

 

Imagem4

 

 

As consagradas da missão Portugal realizaram simultaneamente, uma semana missionária na cidade de Almoster e nos vilarejos de Atalaia, Casal do Paúl, Casal da Charneca, Louriceira, Freiria, Albergaria, Guxerre e Alfozmel- Diocese de Santarém com o apoio do pároco, Pe. Antônio José.

 

Durante toda a semana os paroquianos procuraram participar das missas e atividades propostas. O programa foi bem elaborado com visitas e evangelização porta a porta, momentos de oração, hora da misericórdia e outras programações específicas como momentos para famílias e jovens.

 

O objetivo da semana missionária foi despertar em todos o desejo de conhecer a Jesus Cristo que por sua vez deseja entrar e estar perto dos lares onde há pessoas que não O conhecem ou estão distantes.

 

Um dos momentos marcantes desta semana foi a noite do Sarau Juvenil, que contou com a presença de jovens e famílias de todos os vilarejos e que com muita alegria ouviram os testemunhos e partilhas realizadas e puderam também entregar suas vidas em um profundo momento de oração.

 

Em espírito de ação de graças a semana foi finalizada com a celebração da Santa Missa na cidade de Almoster, que também reuniu habitantes de todas as cidades onde as missionárias passaram. Ainda nesta missa e no convívio vivenciado após a celebração, as consagradas colheram testemunhos do reencontro com Deus e revigoramento da alegria através dos temas refletidos e das formações passadas durante a missão.

 

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://palavraviva.com/home/index.php/portugal#sigFreeId6fe0ced40e

Mais Artigos...