Slide com plugin cycle
# # #

Perigueux

 

Início do Ano Letivo - França

 

 

inicio gr

 

 

Na última quinta-feira, dia 15 de setembro, as consagradas da Comunidade Palavra Viva da Missão de Périgueux/França animaram a missa que marca o início do Ano Letivo na Escola Saint Front em Bergerac.

 

A cerimônia foi presidida pelo Pe. Christian e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas entre alunos, jovens, professores e funcionários.

 

Após a Missa, os jovens se reuniram para um piquenique comunitário, seguido de um momento de animação e testemunho com as consagradas e os jovens que participam da pastoral de jovens do colégio.

 

As consagradas partilharam com os jovens a importância do encontro pessoal com o Cristo e que uma vez que se sente o Seu amor não se pode mais abandona-Lo, pois, o Seu amor é eterno, único e verdadeiro.

 

Diferentemente do Brasil, o início do ano letivo na Europa começa em setembro, após as férias de verão.

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://palavraviva.com/home/index.php/perigueux#sigFreeIdd7c23035d6

 

 

Missão Périgueux na JMJ Cracóvia

 

 

Foto 1

 

 

Se não deres o melhor de ti mesmo, o mundo não será diferente!

 

    

      Papa Francisco: “Este é o segredo, queridos amigos, que todos somos chamados a experimentar. Deus espera algo de ti, Deus quer algo de ti, Deus espera-te. Deus vem quebrar os nossos fechamentos, vem abrir as portas das nossas vidas, das nossas perspectivas, dos nossos olhares. Deus vem abrir tudo aquilo que te fecha. Convida-te a sonhar, quer fazer-te ver que, contigo, o mundo pode ser diferente. É assim: se não deres o melhor de ti mesmo, o mundo não será diferente.”

 

       As consagradas da Comunidade Palavra Viva presentes na diocese de Périgueux/França foram convidadas para participar da animação espiritual da peregrinação à Polônia em ocasião da 31° Jornada Mundial da Juventude. A peregrinação contou com a presença de 106 jovens e 15 animadores entre padres e organizadores da pastoral dos jovens da diocese.

 

      A pré jornada iniciou-se na Abadia de Echorgnac, com dois dias de acampamento em preparação para a viagem e entrosamento do grupo. Já no caminho para Cracóvia, os jovens puderam visitar a diocese de Opole onde famílias e jovens poloneses preparam-se durante dois anos para recebê-los. Foram quatro dias intensos proporcionados pela diocese; as manhãs iniciavam-se com a Santa Missa, seguida de atividades culturais para a descoberta da cidade e da história de Cracóvia. Muitos jovens foram tocados pela fé dos poloneses, pela acolhida e participação viva nas missas e adorações.

 

      A peregrinação continuou rumo à Cracovia para o encontro com o Papa e com mais de 2 milhões de jovens de mais de 100 países diferentes. Os momentos marcantes foram sem dúvida os momentos com o Santo Padre. A cerimônia de acolhida na quinta-feira, a Via Sacra na sexta e a Vigília e Santa Missa do final de semana dos dias 30 e 31 de agosto.

 

 

As palavras do Santo Padre para a juventude foram profundas, levando-os a um engajamento maior na fé e no compromisso de assumir Jesus em suas vidas, sem ter medo de nadar contra a correnteza do mundo e as suas sugestões...

 

      “...A vida de hoje diz-nos que é muito fácil fixar a atenção naquilo que nos divide, naquilo que nos separa. Querem fazer-nos crer que fechar-nos é a melhor maneira de nos protegermos daquilo que nos faz mal. Hoje nós, adultos, precisamos de vós para nos ensinardes a conviver na diversidade, no diálogo, na partilha da multiculturalidade não como uma ameaça mas como uma oportunidade: tende a coragem de nos ensinar que é mais fácil construir pontes do que levantar muros!

 

 

      Ele, que é a vida, convida-te a deixar uma marca que encha de vida a tua história e a de muitos outros. Ele, que é a verdade, convida-te a deixar as estradas da separação, da divisão, do sem-sentido. Aceitais? Que respondem as vossas mãos e os vossos pés ao Senhor, que é caminho, verdade e vida?" Papa Francisco

 

     A peregrinação encerrou-se com a chegada dos jovens na paróquia de Terrason e com as palavras do bispo Philipe Mousset - bispo de Périgueux, onde ele agradeceu aos jovens, aos padres e a Comunidade Palavra Viva pela participação nesta peregrinação e rezou para que a Igreja possa colher muitos frutos desta Jornada Mundial da Juventude.

 

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://palavraviva.com/home/index.php/perigueux#sigFreeId769c44a4c2

 


 

Semana de Encontro com as Famílias

 

foto 6

 

 

“E esta é a grande missão da família: arranjar lugar para Jesus que vem, receber Jesus na família, na pessoa dos filhos, do marido, da esposa, dos avós, porque Jesus está aí!

 Três palavras que devem existir sempre em casa: com licença, obrigado, desculpa. Com licença: para não se intrometer na vida dos cônjuges. Com licença, como te parece isto? Com licença, permite-me. Obrigado: agradecer ao cônjuge; obrigado por aquilo que fizeste por mim, obrigado por isto. A beleza da gratidão! E dado que todos nós erramos, há outra palavra um pouco difícil de pronunciar, mas necessária: desculpa.”

Papa Francisco – Ensinamentos para as Famílias

 

Dos dias 25 a 30 de janeiro, as consagradas da Comunidade Palavra Viva na missão de Périgueux/França realizaram uma semana de encontro com as famílias.

 

Inspiradas pelas palavras do Papa Francisco, as consagradas foram ao encontro de diversas famílias que têm seus filhos na catequese; pessoas que solicitaram o encontro com elas por que desejavam partilhar, seja a dor física de uma enfermidade ou as dores habituais que enfrentam no dia a dia, e serem reconfortadas pela Palavra do Evangelho que foi semeada através dos momentos de partilhas.

 

Para o encerramento da semana foi proposto uma “Noite da Misericórdia”, onde os participantes puderam louvar e bendizer a Deus pelas graças recebidas ao longo da semana. O padre Bruno de Béru, pároco do Setor Paroquial de Montpon,  pregou sobre a importância de pedirmos a cura interior. Através da oração conduzida pelas consagradas, muitos puderam experimentar a força da oração de cura na vida daqueles que pedem com fé e com confiança.

 

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://palavraviva.com/home/index.php/perigueux#sigFreeIdc55b71ad88

 

 

 

Missa com as famílias

 

foto 1

 

 

“A oração reforça a estabilidade e a solidez da família, ajudando a fazer com que esta participe da fortaleza de Deus”. São João Paulo II

 

As consagradas da Comunidade Palavra Viva presentes em Périgueux/França, animaram a missa das famílias na Paróquia de Montpon/França.

 

Esta missa marcou a entrada do ano pastoral. Ela acontecerá mensalmente, e conta com a presença dos pais que tem os seus filhos na catequese e na pastoral jovem, como também de todas as famílias engajadas em algum movimento na paróquia.

 

Na homilia, o Pe. Bruno de Beru - pároco do setor paroquial de Montpon, falou da importância de um encontro pessoal com Cristo, e do engajamento das famílias nas atividades propostas na paróquia. Enfatizou também a importância de atrair outras famílias através do testemunho cristão.

 

Muitos foram tocados pela acolhida e pela alegria das consagradas, e partilharam a alegria de ver uma face jovem da Igreja que não tem vergonha de expressar a sua fé!

 

 

 

 


View the embedded image gallery online at:
http://palavraviva.com/home/index.php/perigueux#sigFreeId9a5dc7d4b8

 

 

 

Mais Artigos...

Escolha o Idioma