Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

tira missao 

 

 

Convento de Lugano - Suiça

 

 

Lugano 1

 

 

 

 

 

 

Que possamos aprender com os membros da Palavra Viva: através da simplicidade nos levam ao Evangelho

(Bispo da Diocese de Lugano, Dom Valério Lazzeri)

 

Após treze anos do testemunho e da evangelização da Comunidade Palavra Viva na Diocese de Lugano/Suíça nos foi confiado pela Província dos frades capuchinhos da Suíça um grande convento franciscano situado no coração da belíssima cidade de Lugano.

 

O edifício atual é do século XVII, período em que os franciscanos chegaram em Lugano e muito contribuíram para a vida devocional da região. No século XIX, em meio a uma forte onda de supressão das congregações religiosas, este convento franciscano chegou a ser o único centro de vida religiosa regular presente na cidade. A Igreja da Santíssima Trindade, ligada ao convento, foi consagrada em 1654 e tem três capelas laterais, o presbitério e o coro atrás do altar.

 

Além da Igreja, o convento possui mais de 30 celas, sacristia, dois refeitórios, cozinha, claustro, jardim, vinha, estacionamento. Tudo a serviço do anúncio do Evangelho através do carisma da Comunidade Palavra Viva.

 

Para que o testemunho franciscano e o trabalho evangelizador não parassem, os frades franciscanos confiaram o convento e a Igreja aos cuidados dos consagrados da Comunidade Católica Palavra Viva, estudantes de filosofia e teologia da Faculdade de Teologia de Lugano.

 

Os consagrados a partir de então, realizam o carisma da Comunidade no convento através das Celebrações Eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento, evangelização, anúncio da Palavra, acolhida de peregrinos e outros momentos de espiritualidade e convivência para jovens e famílias, momentos estes que tem contado com uma grande participação da população da Diocese de Lugano.

 

Todo o trabalho é desenvolvido em profunda obediência ao Bispo Dom Valério Lazzeri e comunhão eclesial com o clero da Diocese, com a Faculdade de Teologia de Lugano e com outras comunidades e associações diocesanas. 

 

Neste mês de abril, a Comunidade teve a grande alegria de receber o bispo de Lugano Dom Vallerio Lazzeri na Igreja do convento para presidir à Celebração Eucarística de instalação oficial da Comunidade Palavra Viva no convento de Lugano “Salita dei Frati”. Esta celebração contou com a numerosa presença dos amigos da comunidade que muito se alegraram por verem a Palavra Viva em um local tão propício à vida consagrada e à evangelização.

 

Durante a homilia, Dom Valerio Lazzeri enfatizou que a Comunidade Palavra Viva com sua grande simplicidade leva a todos o Evangelho, o bispo citou que era possível ver a força do carisma da Comunidade ao reunir tantas pessoas diferentes na Igreja, ressaltou o forte carisma da acolhida e da evangelização. O bispo terminou a homilia agradecendo a todos pela presença e desejando aos consagrados da Comunidade uma boa missão!

 

 

 

 

 

 

 

Lugano 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Choose Language