Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

Roma

 

Após 10 anos de missão na cidade da fé,

Palavra Viva celebra a abertura de mais uma casa de Missão

 

Imagem1

 

 

“Coragem! Deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa também que o dês em Roma.”  At 23,11

 

 

Sobre o impulso do Espírito Santo e inflamada pelo grande desejo de evangelizar, a Comunidade Católica Palavra Viva é chamada a anunciar Jesus ao mundo, a resgatar a fé, a viver a missão aonde o Senhor a conduzir. Assim, com a alegria de servir a Deus na Igreja e caminhando rumo os 10 anos de missão na Itália, a Comunidade celebra a abertura de mais uma casa de missão em Roma (Itália).

 

Roma, localizada na região do Lácio, é o maior município da Itália. Conhecida como “Capital da Fé” e “Cidade eterna”, banhada pelo sangue de tantos mártires-cristãos, entre os quais São Pedro e São Paulo, ambos patronos da cidade, foi palco de grandes eventos históricos e, além de possuir um grande patrimônio cultural, artístico, intelectual, dá morada a um país inteiro – o Estado do Vaticano. Está entre as 15 cidades mais visitadas do mundo e abriga uma das 7 maravilhas do mundo moderno, o Coliseu.

 

A Província da Europa atualmente compreende 12 casas de missão e quase 100 consagrados e a Missão Palavra Viva em Roma é a central de escritórios e departamentos, sendo responsável pelos assuntos jurídicos e canônicos da Comunidade. Essa ainda desenvolve atividades missionárias de evangelização, das quais semanas missionárias, retiros, momentos de espiritualidade e formação para jovens e famílias, nas paróquias da própria Diocese de Roma, dioceses vizinhas e no sul da Itália, como na Sicília.

 

Amorosamente acolhida pelo Cardeal-Vigário Agostino Vallini, a Comunidade recebeu oficialmente da Diocese de Roma a aprovação para desenvolver suas atividades missionárias, além da autorização para ter a capela com o Santíssimo. Na ocasião da aprovação, o cardeal Vallini, muito carinhosamente, ressaltou “A Diocese de Roma vos acolhe com muita alegria! A Igreja precisa do vosso carisma. Onde tem Palavra Viva, tem vida!”.

 

Além de todas as atividades desenvolvidas, essa frente de missão é ainda um centro de formação Filosófica-Teológica para as consagradas que recebem bolsas de estudos na Pontifícia Universidade Lateranense, conhecida como a “Universidade do Papa”, a qual formou muitos santos e papas, entre eles, São Josemaría Escrivá e São João XXIII.

 

Por tudo isso, sendo este o primeiro de muitos anos de evangelização e anúncio, consciente da grande missão que o Senhor a confia, a Comunidade Palavra Viva dá graças a Deus por todas as graças por Ele concedidas e pede a constante intercessão e proteção da Virgem Maria, Estrela da Evangelização!

 


 Semana Missionária Paróquia São Boaventura

 

 

foto

 

“Não omitais nunca a visita a cada dia ao Santíssimo Sacramento,

ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante.”

São João Bosco

 

De 2 a 9 de outubro as missionárias da Casa de missão de Roma realizaram na Paróquia São Boaventura, periferia de Roma, uma semana missionária. Foi uma semana muito frutuosa, que teve por objetivo instaurar a Adoração Eucarística Perpétua na Paróquia. 

 

O Santíssimo ficou exposto durante todo o dia e os paroquianos viveram momentos intensos de adoração ao Santíssimo Sacramento juntamente, momentos esses animados e conduzidos pelas consagradas da Comunidade. Foram realizados também encontros de evangelização diante do Santíssimo Sacramento para todos os grupos: crianças e adolescentes da catequese, para o grupo de jovens e para as famílias, além de visitas aos enfermos em todo o território paroquial.

 

No final da missão todos puderam se alegrar com o início da Adoração Eucarística Perpétua na paróquia, tão desejada pelo Pároco Pe. Stefano Cascio e pelos paroquianos.

 

 

 

 

 

 

 

 

tira

 

 

Abertura da Casa de Missão em Bréscia - Itália

 

  

“A apresentação da mensagem evangélica não é para a Igreja uma contribuição facultativa: é um dever que lhe incumbe, por mandato do Senhor Jesus, a fim de que os homens possam acreditar e ser salvos. Sim, esta mensagem é necessária; ela é única e não poderia ser substituída. ”

(Beato Paulo VI).

 

 

brechia 1 

 

Desde de 2008, a Comunidade Católica Palavra Viva é presente em solo italiano, realizando semanas missionárias e momentos de evangelização em várias regiões da Itália. Respondendo ao convite do Padre Mauro Orsatti, responsável diocesano pela Vida Consagrada e com o acolhimento de Dom Luciano Monari, a Comunidade Católica Palavra Viva iniciou uma nova missão na Diocese de Bréscia, região da Lombardia.

 

A casa é composta por quatro consagradas que desenvolvem a missão na diocese, com um foco especial na formação espiritual de jovens e famílias, a realização das semanas missionárias nas paróquias conforme o carisma da Comunidade de resgatar o sagrado no coração do homem e da mulher e o sagrado na Igreja.

 

Nesta missão também estão unidas à Pastoral Universitária da Diocese, onde realizam o trabalho de acompanhamento e evangelização dos jovens universitários.

 

Esta missão é confiada aos cuidados da Virgem Maria e à intercessão do Beato Paulo VI, nascido na região de Bréscia, para que a mensagem do Evangelho produza muitos frutos de salvação.

 

 

Breschia 2

 

Braschia 3

 

 

tira

 

Missão Roma – Casa de Estudos

 

estudantes 1 

 

 

 

Sob a acolhida de Dom Lorenzo Leuzzi (Bispo Auxiliar e Responsável pela Pastoral Universitária de Roma), a missão Palavra Viva presente na arquidiocese de Roma, foi aberta no ano de 2014 como resposta ao apelo de São João Paulo II ao se referir à Europa como um local que “(...) tem sempre necessidade da santidade, da profecia, da atividade de evangelização e serviço das pessoas consagradas”

 

Com o propósito da maturidade pessoal, da fidelidade à Santa Igreja e à vocação específica, a Comunidade Católica Palavra Viva tem em sua base a formação permanente que busca o crescimento cultural, humano, intelectual e pastoral completo dos membros, permitindo que estes vivam um aprofundamento em diferentes cursos e áreas de formação no Brasil e no exterior. E de maneira especial a missão Roma além de promover atividades missionárias de evangelização de jovens e famílias pela região, vive também o carisma do anúncio através do testemunho dado pelas consagradas desta frente de missão, que recebem bolsas de estudo para formação filosófica e teológica na Pontificia Università Lateranense (Universidade Pontifícia Lateranense), universidade essa situada no centro de Roma, e frequentada pelos santos e papas nos dois últimos séculos da história.

A missão Roma, conta com uma casa feminina que anseia por continuar a consumir-se atuando e ensinando a fazer o mesmo que Jesus, na realidade convocada pela universalidade da missão e se prepara também para a chegada de mais consagradas para a formação em faculdades e que auxiliem nas atividades missionárias vivendo o que São João Paulo II salientou de que “... a missionariedade deve constituir a paixão de cada cristão; paixão pela salvação do mundo e o ardente compromisso de implantar o Reino do Pai”.

 

estudantes 2

 

 

 

Mais Artigos...

Choose Language