Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

Meaux

 

Meaux: Evangelização, história e tradição

 

 

Imagem1

 

 

O processo de evangelização de um povo para ser eficaz necessita de alguns requisitos:  antes de mais nada, da graça de Deus,  tendo como principal referência a história da Igreja, ou seja, a vida dos santos e santas, missionários e padres que ao longo de 2.000 anos semearam o evangelho da boa nova pelos 5 continentes,  e depois é perceptível que a inculturação, em outras palavras, usar da cultura local para comunicar o evangelho a um determinado povo é de grande valia na Evangelização.

 

Assim a Comunidade Palavra Viva está em missão na diocese de Meaux desde 2014, a Convite de Dom Jean Yves Nahmias, o então bispo, e festeja mais um ano de missão. A missão dos consagrados da Comunidade Palavra Viva é o anúncio aos jovens e às famílias. Entretanto, como anunciar Jesus na Diocese de Meaux? Primeiramente, conhecendo a diocese!  Meaux é a maior diocese da França, territorialmente falando, e também uma das mais diversificadas. Possui cidades milenares como a sede episcopal, Meaux, e cidades que possuem 20 ou 40 anos como o Valle da Europa, mais conhecido pela EuroDisney.  A diocese ainda abriga Igrejas como a Catedral de Meaux, conhecida pela claridade e pelo conjunto arquitetônico do mesmo estilo e época da primeira mais conhecida, a Notre Dame de Paris.

 

Outra grande riqueza são as vidas dos Santos que tanto marcaram a diocese, a começar por Santa Genoveva e Santo Columbano, monge irlandês que fundou inúmeros mosteiro e abadias na diocese,  podendo-se falar ainda dos 6 bispos santos, menos conhecidos fora da França, mas que marcaram profundamente a diocese de Meaux, ou a incrível história de Santa Batilda, a santa que era escrava, virou rainha da França, aboliu a escravidão, fundou uma abadia na qual livremente escolheu passar seus últimos dias a servir o Senhor, humildemente não quis ser abadessa e vendeu as joias da coroa para ajudar aos pobres. Seu vestido, que ainda hoje pode ser visitado, é o vestido mais antigo conservado na Europa.

 

A diocese também é conhecida pela arquitetura, começando por seus inúmeros castelos, como o de Fontainebleau, ou o castelo de Vaux-le-Vicomte que, deixando o então rei da França com inveja diante de sua originalidade e beleza, fez construir uma réplica em dimensões ainda maiores.

 

Artistas como Charles Peguy e Vitor Hugo viveram na diocese, o último inclusive em seus romances cita diversas cidades da diocese, por exemplo, Montfemeil, Chelles ou Langy Sur Marne. Além de homens como Luis Braille, nascido na diocese, inventor do sistema de escrita para cegos ao qual deu seu nome, formam a base da cultura local. Pode-se falar em personalidade como o mais ilustre Bispo de Meaux, Jacques-Bénigne Bossuet, famoso por seus escritos e sermões que lhe concederam o posto de tutor do príncipe da época. Bossuet foi ainda discípulo de São Vicente de Paulo. Sem falar do também Bispo Emmanuel Marbeau, que pela oração devotada à Nossa Senhora, trabalhou incessantemente pela paz durante a primeira Guerra Mundial, que causou muitos danos ao território de Meaux. Justamente um dos motivos por Meaux abrigar um dos maiores e mais visitados Museus dedicados a Primeira Guerra Mundial.

 

Para os consagrados da Comunidade Palavra Viva, é uma imensa alegria conhecer toda a riqueza e a história da diocese de Meaux, para compreender os desafios pastorais hodiernos, a fim de anunciar com destemor e com todo o entusiasmo a boa nova de Jesus.  A comunidade Palavra Viva é a primeira comunidade Missionária de Brasileiros instalada nesta diocese e é pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima e de Santo Estevão, padroeiro da diocese e da Catedral de Meaux, que é confiada esta missão, no intuito que como nos tempos de São Columbano, o monge irlandês, evangelizador pioneiro nesta igreja particular, o evangelho possa dar muitos frutos e alegria para a Igreja Universal.

 

 

 

 

 

Semana Missionária no

Polo de Fertée-sous-Jouarre

 

Imagem20

 

Os missionários da Comunidade Católica Palavra Viva, presentes na Diocese de Meaux em Seine-et-Marne/França, receberam de Deus, a graça de realizarem, uma semana missionária no Polo Fertée-sous-Jouarre.

 

No decorrer da semana, os consagrados visitaram várias famílias que alegremente os receberam. Fizeram a animação de missas e também um momento de louvor juntamente às pessoas que desejaram viver um belo reencontro com Deus. Encontraram e auxiliaram, grupos de catequese, que em sua maioria, são crianças entre 08 e 14 anos.

 

Uma semana missionária é repleta de experiências e cada momento vivido é importante, mas em geral, existe uma experiência marcante, e para esses missionários foi a experiência de testemunhar a ação de Deus em suas vidas para cerca de 600 alunos de quinze (15) a dezessete (17) anos de um colégio da região, foi este, como se diz em francês : “le grand moment” (o grande momento), onde sentiram e viram diante de si, parte do objetivo do carisma da CCPV, que é a evangelização dos jovens por meio dos jovens.

 

A maior dificuldade de fazer momentos de evangelização dentro dos Lycées (Escolas de ensino médio), constata os missionários, é que mesmo sendo escolas católicas em sua origem, possuem como maioria alunos que se dizem ateus, uma pequena parte se diz católica e a menor parte se diz de outras religiões, tais como mulçumanos, hindus e protestantes. É um grande desafio, uma vez que o ateísmo é crescente e tem-se na sociedade a tentativa constante de suprimir o cristianismo.

 

Foi necessário aos missionários, ministrarem seus testemunhos de vida, principalmente no que diz respeito a renúncia das coisas do mundo para ganhar o céu, muitos jovens ficaram espantados com a decisão dos missionários de viver a pobreza, outros se espantaram com a castidade e muitos não entendem o porquê da obediência. Mostrar o que Deus fez e faz na vida dos missionários é uma ferramenta sempre eficaz.

 

É um nadar contra a corrente que por vezes parece inabordável, mas o objetivo foi cumprido. Os momentos de evangelização dentro dos Colégios foram um motivo de grande alegria para os missionários e para toda a diocese que irá colher os frutos no tempo oportuno, conforme a abundante graça que nosso Senhor Jesus Cristo não cessa de derramar nos corações.

 

 

 

 

 

 

O dinheiro concede a felicidade?

 

Imagem19

 

Esse foi o tema de mais uma edição do “Spizza”.  O “Spizza” é uma versão adaptada do Curso Alpha para os Jovens. Nas quintas-feiras no Liceu Bossuet, na Cidade de Meaux, a pastoral católica propões aos alunos uma exposição sobre algum tema, e enquanto os jovens almoçam pizzas ofertas pelo colégio.

 

Essa é também uma ocasião para muitos jovens católicos para convidares seus amigos, que muitas das vezes se dizem ateus, para conhecer mais sobre a fé católica ou esclarecerem suas eventuais dúvidas sobres os mais diversos assuntos ligados à Igreja.

 

Para falar sobre o dinheiro e a felicidade, um dos consagrados da comunidade palavra Viva foi convidado para animar esta edição. Servindo-se de passagens como a do Jovem Rico, o consagrado questionou qual é a origem da felicidade na vida de cada um e ao mesmo tempo qual a importância que cada um dá ao dinheiro. Através da exposição e das perguntas dos alunos os consagrados testemunharam que somente em Deus o homem encontra a verdadeira felicidade. Os consagrados testemunharam como são felizes e realizados vivenciando quotidianamente o voto de pobreza.

 

Os consagrados da Comunidade Católica Palavra participam regularmente do “Spizza” e de diversas outras iniciativas de evangelização nos diversos estabelecimentos católicos ligados a Diocese de Meaux/França como uma missão confiada pelo Bispo de Meaux, missão essa que se conforma com o próprio Carisma da Comunidade Palavra Viva de Anunciar Jesus ao Mundo.

 

 

 

 

Chamado Decisivo Jovem Ed. 2017

 

Foto 4

 

 

Os consagrados da Comunidade Católica Palavra Viva, em Missão na Diocese de Meaux/França, participaram na Catedral Basílica Santo Estevão de Meaux, da celebração do Chamado Decisivo Jovem. Esta é a última etapa do catecumenato, ou seja, do caminho para receber o sacramento do Batismo. Nesta etapa de seu percurso os jovens catecúmenos são chamados pelo Bispo da Diocese a professar a fé e a se apresentarem diante da comunidade dos fiéis. A comunidade então acolhe aqueles que irão receber o sacramento do batismo.

 

A Celebração Foi Presidida pelo Bispo de Meaux Dom Jean- Yves Nahmias. Os jovens catecúmenos fizeram ainda um percurso de oração na Catedral, escutando testemunhos dos próprios jovens, dos acompanhadores e passando e depositando suas intenções de oração na capela dos jovens. Os consagrados da Comunidade Católica Palavra Viva animaram todo o encontro com a animação musical e auxiliaram na parte litúrgica da celebração do Chamado Decisivo.

 

Ao todo 103 catecúmenos participaram do Chamado Decisivo. Estes jovens serão batizados na próxima Vigília Pascal nas diversas igrejas da diocese. Este é motivo de grande júbilo para os fiéis da diocese de Meaux que participaram numerosos da celebração, sustentando na oração os jovens, que se dispuseram a morrer para o mundo a fim de viver em Cristo uma vida nova.

 

 

 

 

 

 

 

Mais Artigos...