Slide com plugin cycle
# # #

Contato

 

 

Retiro espiritual para jovens

 

foto 10

 

Nos dias 10 a 12 de Março, aconteceu o anual retiro espiritual para jovens com don Valério, bispo da diocese de Lugano, Suiça. O encontro aconteceu em uma mosteiro carmelitano que fica no norte da Itália (município de Cassano Valcuvia), próximo da fronteira com a Suiça, com a presença de aproximadamente 50 jovens da diocese de Lugano e de outras regiões da Suiça. O retiro acontece sempre nas primeiras semanas da Quaresma, como uma forma de preparação para uma boa vivência desse tempo litúrgico.

 

Seguindo a reflexão que o bispo está fazendo com os jovens em outros encontros no decorrer do ano, os jovens tiveram a oportunidade de meditar o capítulo 13 do evangelho segundo são Mateus, no qual o evangelista recolhe sete parábolas que Jesus contou para as multidões e para os seus discípulos. Don Valério levou os jovens a entender a dinâmica de Jesus ao contar as parábolas, além de todo o contexto desse episódio: Jesus, em um dia específico (“aquele dia” como escreve o evangelista) sai de casa, vai para a beira do mar e, após chegar as multidões, sobe em uma barca. Essas quatro ações de Jesus mostra o que Ele quis realizar também nesse retiro: um tempo específico, Jesus “escolheu um tempo” para estar junto dos jovens, mas ao mesmo tempo, permanece a uma certa distância, de modo que todos pudessem acolher a mensagem, que está próxima mas ao mesmo tempo toma a distância do mistério, que é a ação de Deus na vida de cada pessoa.

 

Don Valerio chamou cada jovem presente a entrar profundamente em cada palavra desse trecho do evangelho, de modo que, por exemplo, a estrada percorrida pelo semeador quando esse semeava foi interpretada como um local seguro para andar, percorrido já por tantas pessoas (como as estradas da época de Jesus), mas sobre a qual não nasce nenhuma planta. Com isso o bispo convidou os jovens a serem ousados, a não seguirem simplesmente os caminhos que todos fazem, mas a ter a coragem de abrir novos caminhos.

Além dos momentos de reflexão sobre a Palavra de Deus aconteceram também momentos nos quais os jovens foram convidados a permanecer em silêncio para meditar sobre aquilo que tinha sido partilhado, mas também momentos aonde eles puderam fazer grupos para partilhar experiências, buscar responder as perguntas que eram colocadas pelo bispo ao final de cada reflexão e também apresentar novas perguntas que poderiam surgir com as partilhas.

 

Não podiam faltar os momentos de oração, começando o dia com as laudes no sábado e Domingo de manhã; adoração eucarística no sábado a noite; e o auge da vida cristã, a Santa Missa, no sábado e Domingo, momentos animados pelos consagrados da comunidade Palavra Viva.

 

Retiros como esse são momentos aonde se busca um novo impulso para a vivência da vida cristã, sendo um momento de encontro com Deus, com o próximo (principalmente no caso dos jovens suiços um encontro com os amigos e com outros jovens que buscam uma maior profundidade na vida espiritual e que buscam discernir a vontade de Deus em suas vidas), e consigo mesmo. São os motivos pelos quais se faz necessário “retirar-se” um pouco da rotina, do mundo, para encontrar o essencial. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolha o Idioma