Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

Contato

 

Sede

 

Cerco de Jericó Missionário – Paracatu- MG

 

 

 

Imagem1

 

 

Aconteceu na Paróquia do Santíssimo Sacramento em Paracatu – MG, a primeira Semana Missionária realizada pela Comunidade Católica Palavra Viva entre os dias 14 a 21 de maio.

 

A missão na Paróquia do Santíssimo Sacramento teve o seu início com a Santa Missa de abertura no domingo dia 14, onde o Pároco, Pe. Vartene Barcelos Palma, confiou os seus paroquianos aos missionários da Comunidade Palavra Viva, com o objetivo de levá-los a uma experiência única e profunda com o amor de Deus e mostrá-los que Jesus é o único Caminho, Verdade e Vida, assim como foi proclamado no Evangelho do dia.

 

Os missionários muito animados partiram para as atividades: evangelização nas escolas e nas faculdades, visita em grupo de oração (GOU) e comunidades paroquiais, aos enfermos, evangelização na APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), evangelização porta a porta, na rádio, na Igreja Matriz vinte e quatro horas com Jesus exposto no Santíssimo Sacramento, evangelização com jovens e crianças.

 

Com muita alegria, os missionários em todas as atividades na Igreja ou fora dela, anunciariam Jesus, levando a todos a uma vivência verdadeira e profunda com o seu amor. Aonde passavam, deixavam um pouco de Jesus para as pessoas, revelando o rosto misericordioso do Pai, que nos ama de uma maneira incondicional.

 

A Semana Missionária encerrou-se no dia 21, onde o Evangelho da Santa Missa nos dava uma promessa: “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Defensor, o Espírito da Verdade.” (Jo14,16ss). Entusiasmados por essa promessa, os paroquianos foram convidados a viverem uma experiência de vida nova e um abandono total a Jesus, e sob a ação do Espírito Santo, que se deixassem conduzir por este Espírito e vivessem a plenitude do amor na vida em comunidade, unidos e fiéis a Jesus Cristo nosso Senhor.

 

 

 

Uma Igreja Missionária

Semana Missionária - Paracatu – MG

 

Imagem2

 

 

“Com efeito, todos somos convidados a sair, como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira, a todos os cantos da terra, até alcançar toda a mulher, homem, idoso, jovem e criança.” Papa Francisco.

 

Os missionários da Comunidade Católica Palavra Viva, junto da comunidade paroquial do Santíssimo Sacramento, durante a Semana Missionária colocaram em prática esse pedido feito por sua Santidade, o Papa Francisco, levando a Boa Nova de Jesus a todos.

 

Neste período os missionários visitaram as casas anunciando o kerygma, uma mensagem do amor infinito de Deus por cada um de nós, que também foi levada a APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), através do anúncio de uma mensagem de fé e esperança para os membros da instituição, convidando-os a entregarem os seus fardos a Jesus, pois o seu julgo é suave e o seu fardo é leve.

 

Os missionários animados pelo anúncio do Evangelho, levaram este até a rádio, não colocando limites à evangelização, com o objetivo de atingir os quatro cantos de toda comunidade paroquial e da cidade de Paracatu. Com muita alegria eles foram recebidos pelo radialista Eduardo, da rádio Juriti, que nos surpreendeu recordando de velhos tempos da Comunidade Palavra Viva, das primeiras missões, visto ser um grande amigo da obra.

 

Uma Igreja em saída, essa foi a experiência que os missionários levaram ao povo de Paracatu e a toda comunidade paroquial do Santíssimo Sacramento. Uma Igreja que se doa, que vai encontro do necessitado, do pobre, como uma boa mãe acolhendo a todos em seu terno coração. “A Igreja deseja que todos sejam salvos e chegam a experimentar o amor do Senhor, Ela tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho.” Papa Francisco.

 

 

 

 

A felicidade plena só é encontrada em Deus

 

Imagem1

 

 

Foi através deste apelo, que os missionários conduziram  os momentos de partilha e animação nas escolas de Paracatu - MG, dentro da programação do Cerco de Jericó Missionário,  os alunos foram interpelados sobre o real sentido de felicidade e liberdade, onde foram conduzidos a uma reflexão sobre as suas atuais escolhas, e as posteriores consequência que elas podem trazer.

 

Cada ser humano traz dentro do seu coração o desejo pelo infinito, pela plena realização em sua vida, porém muitas vezes este desejo é preenchido de forma incorreta, trazendo principalmente aos jovens uma prisão, com conotação de "liberdade". Nossa juventude muitas vezes se vê acorrentada pelos vícios, tais como a bebida, drogas, redes sociais, sexualidade desregrada, e por fim acabam caindo em um vazio existencial, infelizmente muitas vezes chegando ao suicídio.

 

As visitas as escolas realizadas neste período de missão, tem sobretudo o objetivo de colocar esse questionamento no interior dos jovens, será que as minhas escolhas, e a vida que eu estou vivendo realmente valem a pena? Será que eu realmente sou livre? A partir destes questionamentos foram feitos momentos de testemunhos e partilhas dos missionários, onde é anunciado o Amor Misericordioso de Deus que preenche a nossa vida de sentido, pois entendemos que o verdadeiro Amor é gratuito e se caracteriza pela capacidade de doar-se.

 

Voltando-nos para o alto, e para os ideais mais nobres da vida poderemos encontrar um sentido real para a nossa existência, assim os jovens foram desafiados a recomeçarem um caminho de verdadeira liberdade, entendendo a felicidade plena só será encontrada em Deus.

 

 

 

Celebrar a Misericórdia!

 

 

Imagem1

 

 

 

“Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate” (Diário de Santa Faustina, 699)

 

 

No último domingo aconteceu na Sede da Comunidade Católica Palavra Viva, em Curvelo, a Santa Missa em honra à festa da Divina Misericórdia. Celebrada no primeiro domingo após a Páscoa, esta solenidade foi aderida ao calendário litúrgico da Igreja através do pontificado de São João Paulo II em atenção às revelações de Jesus à Santa Faustina, no qual o próprio Senhor pedia a Celebração da Sua Misericórdia.

 

Com canções de júbilo e profundas orações neste insondável mistério, a Comunidade pode vivenciar uma real experiência com este apelo que o Senhor sempre dirige àqueles que possuem essa espiritualidade: a confiança plena de que “todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus.” Na homilia foi refletida alguns pontos sobre esta experiência, como a alegria e a paz – sinais concretos da ação da misericórdia em nossas vidas, e a mudança interior alcançada por esta realidade, capaz de mudar nossa visão acerca das pessoas e do mundo que nos envolve.

 

Dessa forma, queremos louvar ao Senhor por esta oportunidade de mais uma vez poder celebrar as grandes obras do Senhor, não nos deixando entregues à morte do pecado, mas resgatando-nos de nossas misérias para a contemplação do Seu grande Amor!

 

 

Choose Language