Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

Contato

 

Belo Horizonte

 

Não à cultura da morte!!

 

Imagem1

 

As consagradas da Comunidade Católica Palavra Viva foram convidadas para participarem do grupo de jovens da Paróquia sagrada Família- MG. Otema abordado foi suicídio, três jovens explicaram um pouco sobre o que é e falaram sobre as estatísticas no Brasil e no mundo de quantos jovens e pessoas mais velhas tentam o suicídio finalizamos com um testemunho.

 

As missionárias complementaram a tarde falando sobre o valor e a inviolabilidade da Vida Humana, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e nos criou para plenitude, na encíclica do Papa João Paulo II  Evangelium Vitae (Evangelho da vida) nos fala “Por isso, quando declina o sentido de Deus, também o sentido do homem fica ameaçado e adulterado, como afirma de maneira lapidar o Concílio Vaticano II: « Sem o Criador, a criatura não subsiste... Na realidade, vivendo “como se Deus não existisse », o homem perde o sentido não só do mistério de Deus, mas também do mistério do mundo, e do mistério do seu próprio ser”

 

Foi debatido a importância de ser ter uma conversa com Deus, para nunca perder o sentido da vida.

 

 

 

Não a cultura da morte!!
 
As consagradas da Comunidade Católica Palavra Viva foram convidadas para participarem do grupo de jovens da Paróquia sagrada Família- MG. Otema abordado foi suicídio, três jovens explicaram um pouco sobre o que é e falaram sobre as estatísticas no Brasil e no mundo de quantos jovens e pessoas mais velhas tentam o suicídio finalizamos com um testemunho.
 
As missionárias complementaram a tarde falando sobre o valor e a inviolabilidade da Vida Humana, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e nos criou para plenitude, na encíclica do Papa João Paulo II  Evangelium Vitae (Evangelho da vida) nos fala “Por isso, quando declina o sentido de Deus, também o sentido do homem fica ameaçado e adulterado, como afirma de maneira lapidar o Concílio Vaticano II: « Sem o Criador, a criatura não subsiste... Na realidade, vivendo “como se Deus não existisse », o homem perde o sentido não só do mistério de Deus, mas também do mistério do mundo, e do mistério do seu próprio ser”
 
Foi debatido a importância de ser ter uma conversa com Deus, para nunca perder o sentido da vida.

 

É possível viver a castidade?

 

Imagem2

  

Quais foram primeiros pensamentos e sentimentos que lhe vieram a cabeça e ao coração quando de uma forma ou de outra, alguma situação da vida te questionou: e aí é possível viver a castidade? Quisera Deus que vivessem à tona, um grande Sim, uma grande certeza de que fizesse brotar de nossas almas a magnífica verdade de que, sim, é possível viver a castidade!

 

No entanto, fomos educados a vida toda para acreditar que a castidade antes de ser um grande Sim, tornou-se um eterno não. Percebemos isto historicamente principalmente após década de 60, aonde tristemente através da Revolução Sexual, quiserem sepultar com todas as forças a beleza da castidade incutindo em nossa consciência a mentira de castidade trata-se algo aprisionador. O que acontece e que Deus em sua infinita misericórdia, sempre se manifesta no meio de seu povo através de homens que cientes de serem muito amados por Deus, possuem o coração aberto a ação do Espírito Santo. Foi o que aconteceu através de São João Paulo II, foi um grande instrumento do Espírito, no que podemos categoricamente chamar de contra- revolução.

 

São João Paulo II deixou um legado muito grande para aqueles que desejam se colocar a caminho da vivência pela castidade, escreveu o que chamados de teologia do corpo, um conjunto de 129 catequese. Nestas, ele nos ensina, que a castidade é um grande sim ao Amor, e sendo o amor sinônimo de doação, concluímos que só pode vive-lo àquele que é livre.

 

Embasados nos ensinamentos do santo do novo milênio, os participantes do Metanóia, (Grupo de jovens que acontece todos os domingos na Basílica de Lurdes) puderam aprofundar sobre a beleza da castidade e juntos entenderem como vive-la. Após a formação, aconteceu também um momento de ração comunitária onde todos clamaram de Deus a graça do Espírito Santo, afim de que Ele viesse em auxílio de cada coração. Por fim, o encontro encerrou com um belo testemunho de um jovem a respeito de sua luta pela castidade, o que contribuiu e muito para que todos saíssem de lá convencidos da beleza da castidade.

 

Quando você decide firmemente levar uma vida pura, a castidade não será um fardo, mas uma coroa. (São José Maria Escrivã)

 

 

 

 

O essencial é invisível aos olhos!!!

 

Imagem2

 

  

Passar num vestibular numa universidade tão sonhada, é uma grande vitória ao coração de um jovem. No entanto a jornada diária de um universitário não é uma das mais simples, é bem exigente, cheia de afazeres e surpresas pelo caminho. Sonhos, namoros, faculdade, estágio, residência, amigos, monografia, provas, emprego, vida financeira, estas são algumas das coisas que rodeiam a mente de um jovem universitário dia e noite. Requer, portanto, muita vigilância e prudência, pois a tendência é de se ocupar com tudo o que está a nossa frente e descuidar-se de si, da saúde da alma e do corpo, nos esquecemos facilmente o que o poeta francês nos ensinou: o essencial é invisível aos olhos.

 

A palavra “essencial” é de origem latina (essentiale), e que se refere aquilo que não pode faltar. E o que não pode faltar na vida de um jovem cristão é presença de Deus, a comunhão com o Espírito Santo, ele quem nos leva a entender a plenitude da Palavra de Deus, que nos ensina que estamos neste mundo, mas que não pertencemos a ele, e por isso precisamos deixar com Deus encontro espaço em nossas vidas para realizar em nós aquilo que ele sonhou, uma vida em abundância!

 

Este foi o tema abordado no encontro do grupo de oração universitário, dos estudantes de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi com uma alegria muito grande para as consagradas da Comunidade Católica Palavra Viva que moram na casa de missão da Arquidiocese de Belo Horizonte, receberem o convite de estarem presentes todas as quartas-feiras juntos aos universitários, podendo assim viverem com mais profundidade o carisma de anunciar Jesus ao mundo preferencialmente aos jovens..

 

 

 

Coragem, Eu venci o mundo!

 

Imagem18

 

Aconteceu na paróquia São Gonçalo em Contagem – MG, o primeiro Luau Eucarístico, durante a Semana Missionária da Comunidade Católica Palavra Viva.

 

O Luau Eucarístico aconteceu com o tema: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua Cruz cada dia e siga-me" cf. Lucas 9,23. Foi um momento de encontro e vivencia do amor de Deus, momento em que os jovens foram convidados a ouvir a voz de Deus em seus corações que os convidava a renunciar aquilo que os escravizava e seguir a cristo, que nos convida a viver uma verdadeira Liberdade.

 

Foi uma noite de muita música, animação e fortes momentos de oração. Os missionários testemunharam a ação do chamado de Deus em suas vidas e convidaram os jovens a viver um desafio: uma vida de santidade, de abandono total ao projeto que Deus tem para cada um, um projeto de amor.

 

No ápice do Luau, os jovens foram conduzidos à Igreja, pois, Aquele que deu a vida por cada um, que se fez pequeno num pedaço de pão e que se faz presente na Eucaristia todos os dias os esperava ansiosamente no Santo Altar, para ouvir o sim de cada um e renovar em seus corações a força deste amor ilimitado.

 

Ao final da adoração, os jovens foram motivados a dizer sim este desafio de santidade, pois, aquele que nos amou por primeiro, estará sempre conosco, até o fim dos tempos. Coragem, Eu venci o mundo!

 

 

 

 

Mais Artigos...

Choose Language