Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

Contato

 

Belo Horizonte

 

Coragem, Eu venci o mundo!

 

Imagem18

 

Aconteceu na paróquia São Gonçalo em Contagem – MG, o primeiro Luau Eucarístico, durante a Semana Missionária da Comunidade Católica Palavra Viva.

 

O Luau Eucarístico aconteceu com o tema: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua Cruz cada dia e siga-me" cf. Lucas 9,23. Foi um momento de encontro e vivencia do amor de Deus, momento em que os jovens foram convidados a ouvir a voz de Deus em seus corações que os convidava a renunciar aquilo que os escravizava e seguir a cristo, que nos convida a viver uma verdadeira Liberdade.

 

Foi uma noite de muita música, animação e fortes momentos de oração. Os missionários testemunharam a ação do chamado de Deus em suas vidas e convidaram os jovens a viver um desafio: uma vida de santidade, de abandono total ao projeto que Deus tem para cada um, um projeto de amor.

 

No ápice do Luau, os jovens foram conduzidos à Igreja, pois, Aquele que deu a vida por cada um, que se fez pequeno num pedaço de pão e que se faz presente na Eucaristia todos os dias os esperava ansiosamente no Santo Altar, para ouvir o sim de cada um e renovar em seus corações a força deste amor ilimitado.

 

Ao final da adoração, os jovens foram motivados a dizer sim este desafio de santidade, pois, aquele que nos amou por primeiro, estará sempre conosco, até o fim dos tempos. Coragem, Eu venci o mundo!

 

 

 

 

 

O poder da oração

 

Imagem17

 

No período de 02 a 09 de abril, a Comunidade Católica Palavra Viva realizou a primeira Semana Missionária na Paróquia São Gonçalo em Contagem – MG, um momento muito especial tanto para os missionários, quanto para os paroquianos, que juntos celebraram o Jubileu de 211 anos de Nossa Senhora das Dores. Quis assim, o bom Jesus, que unidos à Ele, os missionários e toda comunidade paroquial, vivenciassem essa festividade em preparação a grande festa da Páscoa de Nosso Senhor.

 

Animados pelo Pároco Padre Luiz Fernando, os missionários foram incumbidos de levar os fiéis e lideranças da Paróquia São Gonçalo a viver uma profunda semana de espiritualidade neste Jubileu. Contemplando as 7 dores de Nossa Senhora, os missionários se uniram à Virgem Santíssima, e assim como Ela, se abandonam à ação de Deus e iniciaram os trabalhos de evangelização.

 

No domingo de abertura da semana os missionários já iniciaram a evangelização: encontros com as lideranças da comunidade paroquial, em diversos horários, e o tradicional terço da misericórdia. Durante toda semana realizaram visita aos enfermos, às famílias, evangelização nas escolas, evangelização nas ruas, porta a porta e as atividades na Igreja diante de Jesus Sacramentado.

 

No decorrer da semana os missionários tiveram a graça de durante do Jubileu de 211 anos de Nossa Senhora das Dores celebrar junto a Dom Edson, bispo auxiliar de Belo Horizonte – MG e no sábado dia 08, de especial particularidade, vivenciar a posse do novo bispo auxiliar também de Belo Horizonte – MG, Dom Otacílio, na qual presidida a Santa Missa o Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor.

 

A Semana Missionária encerrou-se no domingo dia 09, celebrando o Domingo de Ramos, Dom Otacílio esteve presente na procissão e celebrou sua primeira Missa na nova sede episcopal. Inspirados pela semana Santa, os missionários e toda comunidade paroquial, foram convidados a vivenciar a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vista da Ressurreição.

 

 

 

Semana Missionária em Contagem – MG

 

Imagem16

 

O final de semana da Semana Missionária na Paróquia São Gonçalo, foi de muita intensidade e oração. Na sexta-feira, dia 07, aconteceu o encerramento do Jubileu de 211 anos de Nossa Senhora das Dores, com celebrações belíssimas durante o decorrer do dia, os missionários da Comunidade Católica Palavra Viva auxiliaram nas celebrações com os cantos e com a liturgia.

 

No sábado todo povo celebrou com muita alegria a Missa de posse de Dom Otacílio, novo bispo auxiliar de Belo Horizonte – MG, que foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor e concelebrada por outros bispos auxiliares e dos padres da região de Contagem – MG.

 

Com muita alegria, encerram a Semana acolhendo o Rei e Senhor de nossas vidas, toda paróquia de São Gonçalo celebrou o Domingo de Ramos e a primeira missa do novo Pastor Dom Otacílio, iniciando com a procissão de ramos, todo povo declarou a realeza do filho Deus, enviado ao mundo para nossa salvação e reconciliação com Deus. O momento da Santa Missa também foi vivenciado com muita alegria, no canto, no louvor, na comunhão e unidade do povo que louvava a Deus por nos ter dado gratuitamente a salvação.

 

 

 

 

O que seria de nós se Deus

tivesse nos fechado as  portas?

 

Foto 3

 

A quaresma é um tempo oportuno para vivência de uma renovação espiritual: "é este o tempo favorável, este é o dia da salvação “( II Coríntios 6, 2). Iniciando este tempo litúrgico com a quarta-feira de cinzas, a Igreja no mundo inteiro coloca sobre a fronte de todos os fiéis as cinzas, convocando cada um a converter-se e crer no evangelho. O gesto da imposição das cinzas, leva o homem a fazer memória de três questões essenciais da vida: o seu nada, a sua condição de pecador e sua realidade de morte.

 

 Fazer memória é o grande segredo para quem quer neste mundo configurar a sua vida com a vida de Cristo.  E é isto que o santo padre, o Papa Francisco, convidou a cada fiel a fazer no início da quaresma. Ao celebrar a audiência geral na praça de São Pedro, no dia primeiro de março, o Papa Francisco afirmou que “a quaresma ajuda os cristãos a renovarem a sua identidade e renasceram no amor de Deus, recordou também que a quaresma é o tempo da memória, é o tempo de pararmos e perguntarmos o que seria de nós se Deus tivesse nos fechado as portas? O que seria de nós sem a sua  misericórdia que não se cansa de nos perdoar e nós da sempre oportunidade de começar de novo ?

 

 Foi buscando viver com profundidade este tempo litúrgico e impulsionados pelas palavras deste grande homem escolhido para governar a Igreja, que para nós segundo o Concilio Vaticano II, é sacramento da salvação, que os jovens do grupo Metanóia se reuniram para meditar este tema, “o que seria de nós se Deus tivesse nos fechado as portas?

 

 Através do louvor, da escuta da Palavra de Deus, da troca de experiência e da oração, cada jovem e cada consagrada que estavam presentes puderam com mais intensidade assumir o seu dever de cristão durante o tempo da quaresma, um momento decisivo para história de sua salvação pessoal.

 

 

 

 

 

 

Mais Artigos...

Choose Language