Slide com plugin cycle
Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva Comunidade Catolica Palavra Viva

avingnon saint gens

Contato

 

Avignon

 

“Como estamos cuidando do nosso coração?”

 "A missão dos novos movimentos e das novas comunidades é a de gerar lideranças cristãs maduras’’. (Palavras de João Paulo II no ano de 1998, Pentecostes, em Roma)

 

Imagem8

 

 

Auxiliado por São João Paulo II, o sacerdote Charles-Bernard, membro do Instituto Notre Dame De Vie e os consagrados da Comunidade Católica Palavra Viva, partilharam sobre “A beleza da castidade e a Teologia do Corpo” voltada para os jovens do grupo de jovens Palavra Viva que acontece todo primeiro sábado.

De forma divertida, o sacerdote iniciou a palestra com seu testemunho. Ele teve a sua experiência com Deus aos 19 anos de idade, graças ao convite de uma amiga da faculdade e relatou: “Quanto mais cedo nós dermos a nossa vida ao Senhor, melhor será”.

 

Padre Charles-Bernard explicou que, segundo São João Paulo II, “nossos corpos revelam que somos feitos para sermos dom e para recebermos os outros como dom”. Esse é o sentido esponsal do corpo. Ele ressaltou que essa dimensão não deve ser entendida somente no sentido do matrimônio, mas também no sentido do dar-se todo nos relacionamentos. “Nós não podemos ter os nossos relacionamentos baseados no usar o outro”, advertiu.

 

“Como nós estamos cuidando do nosso coração?” Com esse questionamento, o padre aconselhou os jovens a não darem margem para ocasiões de pecado e a estarem sempre na oração, pois é através dela que Deus protege o coração dos impulsos do mundo. Fazendo referência às palavras do Papa Francisco, lembrou ainda que os verdadeiros alienados são aqueles que estão fora da verdade de Deus.

 

Os jovens presentes acharam interessante a partilha sobre a castidade. Segundo eles, a sua vivência inadequada deixa feridas nos jovens e naquelas pessoas com as quais eles se relacionam. As palestras baseadas na teologia do corpo e centradas no catecismo da Igreja Católica, continuarão nos próximos encontros onde os jovens poderão expressar suas dúvidas.

 

 

 

 

 

A importância da Oração

"Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26, 41)

 

 

Imagem7

 

Espelhados no modelo de vida, santidade, doação e apostolado de seus pais espirituais – São Francisco de Assis e Santa Teresinha do Menino Jesus, os consagrados da Comunidade Palavra Viva buscam por meio da oração experimentar e vivenciar o amor de Deus em sua consagração, afim de serem Evangelhos vivos e fiéis propagadores deste amor e desta graça que impulsiona a um único alvo: ser de Deus e conduzir muitos a Ele; construindo aqui na terra a civilização do amor.

 

Há cerca de dois anos os consagrados da comunidade Católica Palavra Viva realizam a cada último sábado do mês uma noite de oração, louvor e confraternização no Santuário de Saint Gens, diocese de Avignon - sudeste da França. Durante a quaresma, os consagrados fizeram uma noite dedicada à oração e ao encontro com Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento.

 

A noite contou com o testemunho de um dos consagrados residentes na missão de Avignon, o qual partilhou como é sua vida de oração, sua importância no dia a dia e como faze-la de maneira simples e profunda.

 

O evento contou com a presença de famílias, jovens e crianças, os quais puderam experimentar através da adoração ao Santíssimo Sacramento a força que emana de Jesus Cristo presente na Eucaristia.

 

Este encontro mensal realizado pelos consagrados da Comunidade Palavra Viva juntamente com as famílias e jovens é uma fonte de muita alegria e frutos para a Igreja particular de Avignon e por isso, um grande motivo de louvor para os consagrados que ali residem.

 

 

 

 

 

Dez anos de Resgate ao Sagrado presente no coração

 

de cada homem e Mulher na diocese de Avignon

 

 Imagem1

  

“Cada carisma é dado para o bem comum, ou seja, para o benefício de toda a Igreja!"... (São João Paulo II)

 

 

Em 2017, a Comunidade Católica Palavra Viva celebra seus 10 anos de presença na Diocese de Avignon, França. Com a abertura desta Casa de Missão em 2007, sendo a segunda casa de missão na França e a quarta entre as demais na Europa, fomos convidados a desenvolver atividades de acolhida e evangelização com os peregrinos no Santuário que nos foi confiado, o Santuário de São Gens. Avignon pertence ao território de umas das mais belas províncias da França conhecida por suas várias belezas naturais: A Província, os Alpes e a Costa Azul. Em 1995 o Centro Histórico de Avignon, incluindo o Palácio dos Papas, uma das maiores e mais importantes construções da arquitetura gótica na Europa, passou a fazer parte da lista de Patrimônios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com grandes raízes católicas Avignon chegou a ser sede da Igreja Católica dos anos 1309 a 1377 sendo neste período realizado seis conclaves.

 

Avignon é situada no sudeste da França e atrai muitos visitantes graças aos grandes pontos turísticos: Mont Venteux, Palácio dos Papas, Ponte do Gard, Ponte Saint Bénézet e também os grandes festivais de artes, luzes e teatros, além de localizar-se a cerca de 3 horas de Paris e uma hora de Marseille via TGV.

 

E é no santuário de São Gens onde acontecem as principais atividades de evangelização da Comunidade Católica Palavra Viva, entre elas: Celebrações eucarísticas, adorações, anúncio da Palavra e acolhida de peregrinos. Também é neste santuário que os consagrados residem.  

 

Os consagrados também realizam atividades em escolas católicas, animação de retiros para as famílias e jovens, animações de missas em várias paróquias da diocese, animação de peregrinações, peregrinação de jovens em bicicleta, pregações da Palavra em grupos de orações e jovens. E graças à boa localização da Cidade, os Consagrados da Casa de Missão conseguem realizar sua missão evangelizadora também em dioceses vizinhas como Aix Provence, Marseille, Gap e Saint Etienne.

 

Esta experiência de enculturação no velho continente tem sido ainda mais profunda para a Comunidade, devido à interação com os jovens e as famílias da diocese, através dos encontros promovidos e do acompanhamento espiritual de forma pessoal com todos aqueles que buscam um crescimento na sua experiência de Fé dentro da Igreja. A boa acolhida deste povo gentil ao Carisma Palavra Viva, a sintonia e o trabalho junto à Diocese, tem favorecido a experiência da Unidade e, portanto, tem sido chave para os frutos missionários desta casa.

 

Alegria e simplicidade: duas palavras que ao exemplo da Virgem Maria- que cuida de todas as missões da Comunidade Palavra Viva- podem resumir o trabalho missionário durante estes 10 anos na cidade da cultura e da Arte – Avignon. A Seu Filho e a Ela, confiamos todos os frutos que ainda virão com este trabalho mútuo entre a Diocese e a Comunidade.

 

 

 

 

Ser de Deus e conduzir muitos a Ele

“Acompanhar os jovens em seu caminho existencial até a maturidade” – Papa Francisco

 

 Imagem1

 

 

Única meta e objetivo a ser atingido: sermos de Deus e conduzir muitos a Ele. Comunidade Católica Palavra Viva.

 

A convite da diocese de Avignon localizada no sudeste da França, no ano de 2007 os consagrados da comunidade Católica Palavra Viva assumem a reitoria do Santuário de Saint Gens. O grande objetivo dos consagrados é de anunciar Jesus Cristo a todos que a cada dia se dirigem a este local de peregrinação, muitos para agradecer a Deus as graças alcançadas e fazer as suas orações.

 

A cada mês o primeiro sábado é reservado para o grupo de jovens Palavra Viva.  A fim de fazer viva a frase Papa Francisco ‘’ através do acompanhamento de guias especializados, vocês (jovens) souberam empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus em sua vida.’’ –  em uma carta aos jovens dia 13 de janeiro de 2017,  os consagrados realizaram uma noite com um debate, na qual foi abordados vários temas que à luz do magistério foram esclarecido pelo capelão do santuário Pe. Mathias e os consagrados da comunidade Palavra Viva.

 

A noite contou com a celebração da Santa missa e momento de confraternização, onde os jovens prepararam vários crepes para juntos celebrarem e partilharem a alegria deste encontro mensal.

 

Este encontro mensal realizado pelos consagrados Palavra Viva juntamente com os jovens é uma fonte de muita alegria e frutos para a Igreja particular de Avignon.

 

"Perseverantes e bem unidos, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão pelas casas e tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que seriam salvas.’’ Atos dos Apóstolos 2,46-47.

 


 

Mais Artigos...

Choose Language