Slide com plugin cycle
# # #

avingnon saint gens

Contato

 

Avignon

 

Ser de Deus e conduzir muitos a Ele

“Acompanhar os jovens em seu caminho existencial até a maturidade” – Papa Francisco

 

 Imagem1

 

 

Única meta e objetivo a ser atingido: sermos de Deus e conduzir muitos a Ele. Comunidade Católica Palavra Viva.

 

A convite da diocese de Avignon localizada no sudeste da França, no ano de 2007 os consagrados da comunidade Católica Palavra Viva assumem a reitoria do Santuário de Saint Gens. O grande objetivo dos consagrados é de anunciar Jesus Cristo a todos que a cada dia se dirigem a este local de peregrinação, muitos para agradecer a Deus as graças alcançadas e fazer as suas orações.

 

A cada mês o primeiro sábado é reservado para o grupo de jovens Palavra Viva.  A fim de fazer viva a frase Papa Francisco ‘’ através do acompanhamento de guias especializados, vocês (jovens) souberam empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus em sua vida.’’ –  em uma carta aos jovens dia 13 de janeiro de 2017,  os consagrados realizaram uma noite com um debate, na qual foi abordados vários temas que à luz do magistério foram esclarecido pelo capelão do santuário Pe. Mathias e os consagrados da comunidade Palavra Viva.

 

A noite contou com a celebração da Santa missa e momento de confraternização, onde os jovens prepararam vários crepes para juntos celebrarem e partilharem a alegria deste encontro mensal.

 

Este encontro mensal realizado pelos consagrados Palavra Viva juntamente com os jovens é uma fonte de muita alegria e frutos para a Igreja particular de Avignon.

 

"Perseverantes e bem unidos, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão pelas casas e tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que seriam salvas.’’ Atos dos Apóstolos 2,46-47.

 


 

 

“Onde estão os consagrados, há sempre alegria”


1



“Gostaria de dizer-vos uma palavra e a palavra é alegria. Onde estão os consagrados, há sempre alegria”, assim inicia a carta circular do Papa Francisco: “Os religiosos devem ser homens e mulheres capazes de despertar o mundo”.


Em resposta ao apelo do Papa, os consagrados da Comunidade Palavra Viva presentes na arquidiocese de Avignon/França realizaram com os jovens uma caminhada ao Mont Ventoux, uma montanha que faz parte dos Alpes Ocidentais e está situado no departamento francês de Vaucluse, na região de Provença-Alpes-Costa Azul, e culmina em 1911 metros de altitude.


A caminhada com os jovens contou com a presença de franceses, alemães e portugueses além dos consagrados Palavra Viva. O dia foi marcado por momentos de partilha entre os jovens e testemunho dos consagrados sobre a alegria e dificuldades de um missionário que deixa seu país para anunciar Jesus ao mundo.

 

 

 

 

“Um grande acontecimento em minha vida”

 

Imagem1asfsf

 

Os diretores e alunos da escola católica Alpilles presente na diocese de Aix Em Provence que fica localizada próximo à arquidiocese de Avignon/França, realiza a cada fim de ano um dia para celebrar o encerramento das atividades escolares, convidando pessoas para animarem este dia com momentos de cantos, testemunhos e recitações de poemas criados pelos alunos.

 

Os consagrados da Comunidade Católica Palavra Viva, presentes na arquidiocese de Avignon/França, foram convidados pelos organizadores do evento e a pedido dos próprios alunos do colégio. Os Alunos, ao visitarem o Santuário de Saint Gens onde está localizada a Missão de Avignon, testemunharam para os organizadores a alegria dos consagrados e a responsabilidade com que os tratavam.

 

Um dos consagrados, juntamente a uma jovem enfermeira pertencente ao grupo de jovens Palavra Viva, realizado aos sábados no santuário de Saint Gens, e membros de aliança da Comunidade Católica Pantokrator, testemunharam aos jovens as suas trajetórias de vida em Deus até o momento presente.

 

Através do tema escolhido pelos alunos “Um grande acontecimento em minha vida”, os consagrados cantaram músicas de louvor levando os participantes a louvarem a Deus por tudo aquilo que Ele fez no ano que se encerrou.

 

Os presentes puderam experimentar a alegria da presença de jovens dando testemunho da sua caminhada de fé e, ao acolherem este grande acontecimento em suas vidas que é o próprio Cristo, lhes foi dada a esperança e a força para continuarem seus afazeres sob a perspectiva da fé.

 

 

 

 

 

 

“Jesus Cristo é o rosto

da misericórdia do Pai”

 

foto 1

 

Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. (Lc 15, 20.)

 

 

Com a reitoria do Santuário de São Gens há cerca de dez anos os consagrados da Comunidade Católica Palavra Viva realizam a cada final de semana uma programação dentro do Santuário, localizado na arquidiocese de Avignon/França. No último sábado de cada mês acontece uma noite com adoração ao Santíssimo Sacramento, testemunho, louvor atendimento de confissão e confraternização entre os presentes.

 

 

No mês de janeiro, com o objetivo de atualizar o que o Santo Padre disse em sua homilia do III Domingo do Advento de 2014 “Rezar e dar graças, e ainda mais transmitir notícias boas aos outros porque somos cristãos”, o capelão do Santuário e consagrado da Comunidade Palavra Viva, Padre Edson Matias, partilhou com cerca de quarenta pessoas, entre elas jovens, famílias e crianças, três pontos fundamentais para se acolher a misericórdia de Deus. Primeiramente o acolhimento do perdão dado por Deus no sacramento da confissão; segundo o perdão que se dá uns aos outros como o próprio Jesus ensinou na oração do Pai Nosso; e por fim, o perdão dado a si mesmos.

 

Com a alegria de quem experimentou e continua a experimentar a cada dia esses três pontos, um dos consagrados da missão de Avignon/França testemunhou para os presentes como a misericórdia de Deus foi fundamental em sua vida, vocação e como foi a experiência de viver o Jubileu da Misericórdia iniciado no dia 08/12/2015 e com encerramento no dia 20/11/2016.

 

“Um Ano em que sejamos tocados pelo Senhor Jesus e transformados pela sua misericórdia para nos tornarmos, também nós, testemunhas de misericórdia” (Papa Francisco, Homilia, 11/04/2015). 

 

 

 

 

 

 

Mais Artigos...

Escolha o Idioma